Brasília recebe nesta quinta-feira (20) o segundo grupo de migrantes venezuelanos no programa de integração da Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira e a Cáritas Suíça, com o apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos (PRM), a partir do Programa Pana, recebe nesta quinta-feira (20), em Brasília (DF), 46 migrantes venezuelanos em dois voos comerciais. O primeiro grupo de 22 pessoas chega pela manhã no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, as outras 24 pessoas chegam no início da noite. O deslocamento é coordenado pela equipe da Cáritas Diocesana de Boa Vista, pelo Governo Federal em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
O primeiro grupo seguirá do aeroporto para o Centro de Convivência de São Sebastião – Quadra 102, bloco B, Praça Linear, Setor Residencial Oeste, São Sebastião-DF, onde serão acolhidos com um almoço. Após o momento de acolhida, o grupo será acompanhado até as casas de passagem, que também ficam em São Sebastião, e foram organizadas com mobiliário e equipamentos básicos para receber os migrantes. As casas foram alugadas pela Cáritas Brasileira e pela Cáritas Suíça com o apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Ainda na noite desta quinta-feira (20), após a chegada de todos os migrantes, a Paróquia Santo Afonso, que fica na Área Especial, Quadra 07, bairro São José – São Sebastião-DF,  vai oferecer um jantar natalino para os 101 venezuelanos que foram recebidos em São Sebastião, incluindo os outros 55 que chegaram nos dias 29 e 30 de novembro.
A integração – Antes do deslocamento, em que os migrantes se inscreveram de forma voluntária para viajar, eles receberam as vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano e coqueluche. Passaram por regularização migratória junto à Polícia Federal, seja por meio de solicitação de refúgio ou de residência temporária e receberam documentação como: Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a Carteira de Trabalho.
Em todas as capitais, os migrantes vão receber uma estrutura de acolhimento que passa pela concessão de aluguéis sociais, itens de necessidades básicas, como alimentos, roupas, kits de higiene pessoal e limpeza, bem como apoio jurídico e psicossocial. O Governo Federal, por meio das Forças Armadas, vai oferecer às famílias migrantes, alimentação por três meses.
O Pana – O Programa Pana é uma iniciativa da Cáritas Brasileira e da Cáritas Suíça, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos que visa contribuir com a assistência humanitária e a integração de migrantes venezuelanos que estejam em situação de vulnerabilidade social e que buscam reconstruir a vida no Brasil. Pana é uma palavra popular na Venezuela que significa amigo, parceiro.
O projeto tem como objetivo, ao longo de um ano, favorecer mais de 3.500 pessoas, sendo pelo menos, 1.224 delas migrantes venezuelanas, a partir da integração em sete capitais do Brasil: Boa Vista, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Velho, Recife e São Paulo, e conta com parceiros locais que contribuem para a integração dos migrantes.

Deixe um comentário