Rede Jubileu Sul Brasil e organizações parceiras lançam série de podcasts sobre moradia

“Sinergia Popular: Moradia é direito social”  visibiliza  as lutas  territoriais que estão em curso no Brasil, especialmente a partir do que acontece em Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ), cidades que estão mobilizadas com as ações do Sinergia Popular, uma iniciativa coordenada pela Rede Jubileu Sul Brasil (JSB), 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e Central de Movimentos Populares (CMP), com objetivo de fortalecer processos e articulações na luta por moradia, além de promover a prevenção e mediação de conflitos urbanos. Leia mais e ouça os podcasts.

Moradia, dívida histórica e social que se agrava durante a pandemia

É impossível fazer uma discussão sobre o acesso à moradia sem tocar na propriedade privada. Não basta colocar dinheiro e investir em programas sociais para habitação, é preciso muito mais. É preciso que o direito à moradia se sobreponha ao direito à propriedade. É preciso colocar o dedo nessa ferida! Confira a íntegra da análise de conjuntura da Rede Jubileu Sul Brasil.

Povo Tapeba, trabalhadoras e trabalhadores rurais do Ceará lutam pela defesa territorial
Enquanto o governo ameaça os territórios com mudança na legislação de demarcação de terras, ações dão suporte às comunidades indígenas na recuperação de seu lugar de direito. Conheça a ação Articulando povos indígenas e rurais para resistência ativa realizada numa parceria do Centro de Pesquisa e Assessoria – Esplar, a Rede Jubileu Sul/Américas e Jubileu Sul Brasil.



Sobreviver na pandemia: moradia, renda e comida no prato

Cartilha é a segunda publicação da ação Sinergia Popular e aborda a questão fundamental dos direitos constitucionais que asseguram o direito à moradia e alimentação, além de trazer relatos das ações concretas nos territórios de Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). Acesse a cartilha.

Os territórios que participam do Sinergia Popular também realizaram um seminário virtualmente para compartilhar experiências sobre os reflexos da pandemia na luta por moradia e soberania alimentar. Saiba como foi o encontro.

20 anos depois do Estatuto da Cidade, especulação imobiliária segue como obstáculo à efetivação de cidades democráticas – Entrevista com Marcos Brito

Como estão as nossas cidades no que diz respeito ao bem coletivo da sua população? Podemos chamar mesmo as cidades de “nossas”? O direito à cidade é, efetivamente, garantido ao conjunto das brasileiras e brasileiros? Para buscarmos pistas sobre estas e outras questões, entrevistamos Marcos Brito, do Fórum Amazonense de Reforma Urbana. Veja a íntegra.

Peritos ambientais comunitários: “nossa maior força é compartilhar”

Mulher quéchua do povo indígena de Otavalo, Patrícia Tuqueres compartilha sua experiência como perita ambiental, relata os desafios e fortalezas de seu trabalho nas comunidades equatorianas e seu papel na defesa dos direitos dos povos, seus territórios e da natureza. Leia mais.

Deixe um comentário