Além do passo a passo e orientações metodológicas para realização da cartografia social nas comunidades e territórios a partir da educação popular,  traz  experiências da Ação “Mulheres por Reparação das Dívidas Sociais” nos territórios.

Por Isabela Vieira*

A Rede Jubileu Sul Brasil lança a publicação “Cartografia social: ferramenta de transformação social”. Partindo dos princípios da educação popular, a cartografia social é uma metodologia que permite levantar problemas e também construir soluções coletivamente, engajando prioritariamente  as pessoas que vivem nos territórios e comunidades, sobretudo as mulheres.  

A publicação motiva um olhar comunitário, feminista e propositivo  dos mapas, antes controlados por agências governamentais e empresas multinacionais. A partir da cartografia social  esses mapas são incorporados às lutas sociais, destacando fatores étnicos, religiosos, de gênero, classe e disputas por recursos naturais, tornando visíveis as lutas pela apropriação dos espaços físicos, com o objetivo de garantir os direitos territoriais previstos constitucionalmente.

A proposta dessa metodologia  é trazer o resultado da observação e análise da realidade, identificando ausências, pertencimentos, necessidades e possibilidades a curto, médio e longo prazos. Trazer a cartografia para o  contexto social e popular possibilita a visão do bairro, comunidade ou território a partir do olhar de cada pessoa, considerando as relações que se estabelecem nele, sejam elas políticas, culturais, comerciais, religiosas, sociais ou subjetivas.

Rosilene Wansetto, secretária executiva da coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil que participou da organização da publicação, enxerga essa metodologia  como uma oportunidade de fazer um levantamento de informações, determinando as necessidades e potencialidades que esses territórios têm.

“A cartografia social é um instrumento de construção do conhecimento simbólico, cultural e da realidade com a participação de todas as pessoas que vivem naquele território. Isso gera também um plano de resposta e ações para que as comunidades atuem na busca de soluções a partir da cartografia e da educação popular”.

Além de trazer uma visão técnica de forma acessível, a publicação também conta com relatos, dados, metodologias aplicadas nos encontros e na produção da cartografia social e apresenta os resultados alcançados com as atividades realizadas nos territórios pela Ação “Mulheres por Reparação das Dívidas Sociais”.

Confira a Cartografia Social acessando a nossa biblioteca.

As iniciativas da Ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais” contam com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program).

As ações também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contando ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e co-financiadores.

*Com supervisão de Flaviana Serafim

Deixe um comentário