Sandra Quintela na Mesa temática “Bem Viver e justiça econômica” durante a Tenda Bem Viver | Foto: 6ª SSB

Redação | Natasha Cruz

Com programação de quatro mesas temáticas, com debates em torno do direito à terra, teto e trabalho, por educação e religião sem fundamentalismos, a Tenda Bem Viver reuniu na última quarta-feira (27), dezenas de organizações, pastorais e movimentos populares na Paróquia do Redentor, em Porto Alegre (RS).

A Tenda integrou a programação do Fórum Social das Resistências, que segue até 30 de abril. Acesse aqui a programação completa.

“Espaço de esperançar e construir junto”

Sandra Quintela, educadora popular, economista e articuladora da Rede Jubileu Sul Brasil, participou da segunda mesa temática: “Bem Viver e justiça econômica” com Eduardo Brasileiro da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara e Darcy Costa do Centro de inclusão Social pela Arte, Trabalho e Educação.

Em sua fala, Sandra fez uma reflexão sobre a construção da economia brasileira ser baseada no tripé trabalho escravo, latifúndio e produção para exportação e apontou a impossibilidade de haver justiça socioeconômica a partir desse modelo econômico. A educadora reflete que só a partir do enfrentando ao atual modelo de produção capitalista e garantido nossa sustentação material a partir de outro modelo, como fazem a economia solidária, a agroecologia, a economia feminista, os povos indígenas e quilombolas, é possível haver justiça socioeconômica e bem viver. Para ser justa, profunda e substantiva, a economia deveria incorporar a diversidade de credos, saberes e formas de vida.

Foto: Luiza Udovic Bassegio, Grito Continental

“O que acontece nas crises do ponto de vista do capital? Acontece mais exploração. Cada vez que acontece uma crise deles do andar de cima, mais eles apertam o cinto aqui do andar de baixo, então o capital nunca tem crise”, provocou. Sandra apontou ainda que durante a pandemia o número de bilionários no mundo aumentou e só o Brasil ganhou mais 40 bilionários, enquanto acumulamos 650 mil mortes, 19 milhões de pessoas passando fome e 112 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar.

“Só há justiça socioeconômica se a gente tiver terra, teto e trabalho (…) Há esperança porque há diversidade, luta e resistência”, concluiu Sandra.

As mesas temáticas da Tenda Bem Viver estão disponíveis no nosso canal do YouTube:

Mesa 1 – Conflitos no campo (acesse aqui).
Mesa 2 – Bem Viver e justiça econômica (acesse aqui).
Mesa 3 – Educação que liberta (acesse aqui).
Mesa 4 – Religião: comunidades e fundamentalismos (acesse aqui).

Deixe um comentário