O G20 é um dos maiores grupos internacionais da atualidade. No ano de  2024, a liderança é do Brasil e com isso ocorrem várias reuniões e mobilizações. Para entender toda a complexidade e conexões, o BRICS Policy Center da PUC-Rio, em parceria com a Rede Jubileu Sul Brasil (JSB), criou o “Caderno Para Entender o G20”.

O objetivo do caderno é familiarizar os participantes, de uma forma geral, sobre os significados das diversas nomenclaturas do G20 (como Trilhas, Sherpas, DWG, ACWG, Think Tanks, TIWG, ETWG, CSWG, Grupos de engajamento e de trabalho), apresentando, de forma clara e acessível, o histórico, os termos e desafios do G20, oferecendo diferentes visões sobre os limites e possibilidades da presidência brasileira em 2024. 

A publicação, com versão em português e inglês, é de autoria das professoras Ana Garcia (BRICS Policy Center e UFRRJ) e Marta Fernández (BRICS Policy Center da PUC- Rio), com a colaboração de estudantes, pesquisadores, organizações e redes da sociedade civil, como a ABONG, a Rede Brasileira Pela Integração dos Povos (REBRIP), Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), Rede Jubileu Sul Brasil, entre outras. 

O “Caderno para Entender o G20” é um fruto de uma colaboração entre think tanks e a sociedade civil para traduzir a linguagem do G20 de forma crítica e plural para o público. Não é uma tradução “neutra”, mas reflete diferentes perspectivas sobre o G20 como um espaço global de poder.

Busca promover uma participação social mais informada em meio à crescente demanda por envolvimento no G20. A partir do caderno, produzido coletivamente com organizações e redes da sociedade civil, visa facilitar o percurso pelo universo complexo do G20 desde sua criação, passando pela ampliação da sua agenda e estrutura até o momento atual, quando o G20 se encontra sob a presidência rotativa do Brasil. Escrito numa linguagem acessível, seu objetivo é democratizar as informações sobre o processo e gramática do G20.   

Confira as versões em português e inglês:

Deixe um comentário