Rede Jubileu Sul Brasil
A implementação da Emenda Constitucional (EC) 95/2016, que instituiu uma política econômica de cortes nos investimentos públicos em áreas fundamentais, tem provocado de forma agressiva, a violação em massa dos direitos humanos da população brasileira. Ela congelou o orçamento público por vinte anos para áreas como saúde e educação, condicionado apenas à variação da inflação anual.
Os cortes de investimento na assistência estudantil, em políticas públicas de moradia e alimentação e o fechamento de Farmácias populares são alguns dos resultados da adoção de um projeto político de Estado mínimo para a população. Os efeitos dessa emenda já são sentidos pela população, principalmente por aquela que mais necessita da assistência do Estado.

De acordo com dados da Pnad Contínua/IBGE cerca de 1,5 milhão de brasileiros passaram a viver em situação de extrema pobreza no último ano: de 13,34 milhões em 2016 para 14,83 milhões em 2017, e para debater sobre os impactos da adoção de uma política econômica austera, a Campanha Direitos Valem Mais tem realizados seminários sobre o tema em todo o país. Amanhã, é a vez de Curitiba.
DEBATE PÚBLICO | Como a política econômica de cortes sociais afeta as vidas das pessoas
Data: 24 de agosto (sexta-feira), às 19h
Local: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), localizada na Avenida. Iguaçu, 880, Rebouças.
O debate contará com análise da economista e professora do Instituto de Economia da UFRJ, Esther Dweck, e de atores locais sobre os impactos nos direitos humanos da política de cortes sociais.
Na mesma ocasião, haverá o lançamento da campanha ‘Direitos Valem Mais, Não aos Cortes Sociais’ e do livro Economia para poucos – Impactos sociais da austeridade e alternativas para o Brasil (Org: Ana Luiza Matos de Oliveira, Esther Dweck e Pedro Rossi).
Atividade aberta ao público.
OFICINA | Como as pessoas sentem corte nos investimentos públicos?
Data: 25 de agosto (sábado), às 9h.
Local: Auditório do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge/PR), localizado na Rua Marechal Deodoro, 630 – 22º andar). A oficina apresentará os impactos nas áreas e nas populações paranaenses da política de cortes sociais.
Para participar destes momentos é necessário realizar a inscrição através do link: https://goo.gl/forms/jUYIVzfPx8JOLyC42
Conheça a campanha Direitos Valem Mais: www.direitosvalemmais.org.br

Deixe um comentário