Descaso e indiferença do poder público afetam direito à moradia no litoral paulista

Seis meses após a tragédia-crime que afetou a região com enchentes e deslizamentos, centenas de famílias ainda sofrem com falta de assistência e de políticas públicas para reconstruir suas vidas. Frente à situação, entre os dias 24 e 26 de julho, a Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) participou da missão-denúncia que apurou violações de direitos humanos na Baixada Santista e Litoral Norte de São Paulo, causadas por conflitos fundiários, catástrofes decorrentes das mudanças climáticas, megaprojetos e ausência de infraestrutura, tais como acesso à moradia digna e à água. Confira a reportagem.

Vila do Sahy: devastação e escombros numa das áreas mais atingidas pelos deslizamentos. Foto: Flaviana Serafim

Além de visitar as comunidades, a missão promoveu um diálogo público na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) em São Sebastião, com a participação de representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público, e uma audiência pública popular no auditório do Campus Baixada Santista da Unifesp, em Santos, nas quais a  população atingida relatou as agruras que tem vivenciado. Saiba mais.

Secretária executiva da Rede, Rosilene Wansetto participou da missão e compartilha seu relato no artigo Os olhos carregam a dor do descaso. Veja também o álbum com as imagens dos territórios da missão-denúncia.

Conferência no Parlamento Europeu discute implicações do Acordo UE-Mercosul

O Acordo UE-Mercosul quer beneficiar as transnacionais interessadas na privatização de serviços e na abertura do setor de compras governamentais, o que acaba enfraquecendo as políticas públicas dos países e explorando ainda mais as populações mais vulneráveis. A Rede JSB participou da Conferência no Parlamento Europeu, representada por Francisco Vladimir, articulador do Jubileu Sul/Américas para o Cone Sul.

Rede Jubileu Sul Brasil lança podcast “Lutas em foco: dívida e reparação”

Nova série busca apoiar a discussão e a compreensão sobre o sistema da dívida, as dívidas sociais, financeiras e as reparações. O podcast é quinzenal, sempre às quartas-feiras, às 15h, nas redes e mídias do JSB, a cada episódio com uma temática dialogada com especialistas de forma pedagógica, tendo a realidade prática como ponto de partida. A série foi produzida em parceria com a Semana Social Brasileira (SSB) e a Central de Movimento Populares (CMP). Confira no Spotify, Facebook e Instagram.

Dívida pública: sistema que aprofunda desigualdades

“A aprovação do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária são no mínimo estranhas. Mais estranho ainda é o silenciamento geral das lideranças populares e políticas sobre temas tão essenciais para a superação das desigualdades econômicas e sociais que seguem fazendo história no país. Por que esse “novo momento político” não alavanca a discussão fundamental sobre o escandaloso sistema da dívida pública?”. Confira a íntegra da reflexão na análise de conjuntura.

Coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil visita comunidades e iniciativas em Salvador

A programação da visita nos territórios da capital baiana contou momentos formativos, culturais e integrativos, além de promover diálogos importantes entre as mulheres e entidades parceiras locais, em vista da continuidade e fortalecimento da organização das comunidades, sob a liderança das mulheres.

Sandra Quintela, equipe da Rede Jubileu e parceiros em Salvador. Foto: Cristiane Menezes

Manaus: encontros fomentam debate sobre dívidas sociais e a luta por direitos

Jubileu Sul Brasil promoveu agenda de reuniões, encontros e rodas de conversa na capital amazonense, dialogando com comunidades e parceiros locais para fortalecer e garantir continuidade da Ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais”.

33 anos do ECA: caminhada em Salvador marca comemoração

Comunidades apoiadas pela Rede Jubileu Sul Brasil participaram do evento que reafirmou os direitos das crianças e adolescentes no dia 13 de julho. Leia mais.

Encontro debate estratégias contra financeirização da natureza

A economista Talita Guimarães, do Sefras – Ação Social Franciscana, organização membro do Jubileu Sul Brasil, participou em 27 e 28 de junho do seminário “Mercado financeiro e natureza: soluções verdes como nova fronteira de acumulação do capital”, realizado na capital paulista reunindo movimentos populares, organizações da sociedade civil, ativistas e pesquisadores. Saiba mais sobre o evento.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e cofinanciadores.

Deixe um comentário