Por Rogéria Araújo | Comunicação Jubileu Sul Brasil

A União Social dos Imigrantes Haitianos (Usih) e a rede Jubileu Sul Brasil realizam nesta próxima sábado, dia 17, a segunda Roda de Conversa “Haiti e Brasil: o que temos em comum?. O evento acontecerá no Sindicato dos Advogados (rua da Abolição, 167, Bela Vista), das 9h às 13h.
Este segundo momento vai abordar o problema da militarização no país caribenho e os 12 de ocupação da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti, a Minustah; a atual situação das políticas públicas para os migrantes; a violência contra a juventude, os/as negros, pobres e da periferia; e mudanças na legislação migratória.
A conversa será moderada por Rosilene Wansetto (Jubileu Sul Brasil) e Fedo Bacourt (Usih). Para o debate foram convidados Wilson Bolche (CSP-Conlutas), Myriame Dorcéus e Chery Clarens (União Social dos Imigrantes Haitianos – USIH) e Douglas Belchior (UneAfro).
A primeira roda de conversa foi realizada no dia 19 de agosto, no mesmo local, e tratou sobre o haitianismo no Brasil, tema desenvolvido pelo professor e historiador Miguel Borba de Sá, integrante do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) e da rede Jubileu Sul Brasil.
O objetivo da Roda de Conversa é fazer com que os brasileiros conheçam mais sobre os/as haitianos/as que estão morando no Brasil – e toda a situação que os envolve – e que os haitianos também conheçam mais sobre os brasileiros. De acordo com Laure Jeanty, integrante da Usih, os dois países têm mais em comum do que imaginam. Então, a proposta é estreitar laços e se unir nos objetivos comuns.
Solidariedade
A União Social dos Imigrantes Haitianos (Usih) está divulgando o vídeo da Ação Colaborativa para reforma da sede da Associação, situada na Vila dos Estudantes, 34, no bairro Glicério, em São Paulo. O vídeo é uma forma de sensibilizar as pessoas e chamar a atenção para a necessidade de apoio aos imigrantes haitianos que estão chegando ou vivendo em São Paulo. A Usih tem até outubro para fazer as reformas, caso contrário terá que devolver o imóvel.
Veja o vídeo aqui:

Resistência haitiana
A rede Jubileu Sul Brasil, Jubileu Sul/Américas e PACS realizam o vídeo “Haiti – 100 anos de ocupação”. O trabalho foi feito pelo coletivo Memória Latina e mostra a força de um povo que luta por sua soberania. O vídeo faz parte da Campanha Permanente de Solidariedade com o Haiti. Confira também:

São parceiros da atividade: o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), a UneAfro e o Comitê Pró-Haiti.
Para saber mais:
http://haitinominustah.info/
https://jubileusul.org.br/temas/haiti

Deixe um comentário