Programação teve início na nesta sexta (13) e segue até terça (17) com atividades formativas e culturais. A iniciativa reúne mais de 2 mil jovens de todo país.

Encontro reúne jovens de todas as regiões do país / Foto: Mykesio Max

Redação | Com informações Brasil de Fato (DF)

“Este acampamento construído a muitas mãos, com a presença de diversas organizações que compõem a Via Campesina, que compõem a juventude da classe trabalhadora, a juventude urbana e que marca um momento único para nós que somos jovens. Este acampamento é a cara daquilo que nós fazemos diariamente, conteúdo político, formativo e organizativo”, afirmou Renata Menezes, coordenadora de juventude do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e integrante da articulação de jovens da Via Campesina Brasil.

A coordenadora do MST ainda destacou que os jovens vivem um contexto de crise ambiental com consequências trágicas, como o adoecimento. “A gente sabe que para combater a fome é preciso construir reforma agrária, é preciso a demarcação das terras indígenas, é preciso ter a regularização das terras quilombolas e é preciso o investimento na agricultura familiar para que a juventude permaneça no campo”, acrescentou Renata.

Um dos objetivos do Acampamento que reúne mais de 2 mil jovens de 22 estados brasileiros é potencializar a plataforma de lutas da juventude do campo, das águas e das florestas, por isso, a programação conta com mesas que debatem a conjuntura política nacional e global, a questão feminista e antirracista.  Também participam da atividade jovens de países como Venezuela, Cuba, Equador e Colômbia.

“Nosso objetivo é de denunciar os crimes cometidos pelo capitalismo, em diálogo com a sociedade e conformar essa unidade enquanto juventude do campo brasileiro, fortalecer e massificar a nossa pauta e afirmar uma plataforma de lutas da juventude camponesa”, defendeu Daniel Souza, coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e também integrante da articulação de jovens da Via.

Mensagem da Rede Jubileu

A Jubileu Sul Brasil (JSB) agradece ao convite e saúda o Acampamento Nacional da Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular

As juventudes do Campo e da Cidade carregam uma grande tarefa: manter viva a chama e o sonho de construirmos uma outra sociedade.  Como encantar um jovem, uma jovem que trabalho como entregador/a por aplicativo ou boia fria explorado pelo agronegócio para essa tarefa coletiva de transformar radicalmente nossa sociedade que parece não ter lugar para a classe trabalhadora e em particular para jovens negros e negras periféricos?

Precisamos de muita luta e muita gente para que nossa sociedade seja construída sobre outros valores. Precisamos de uma sociedade onde as juventudes possam crescer estudando e se formando para exercer em plenitude seus potenciais.  Para isso, precisamos entre tantas tarefas, enfrentar o tema do pagamento da dívida pública e a destinação do dinheiro público.  Além da reforma tributária que está em debate. 

Até quando os ricos não pagarão impostos? Aguardamos com muita esperança e alegria, os resultados, encaminhamentos e chamados desse importante Encontro Nacional.

Viva a juventude do campo!

Viva a juventude da cidade!

A vida acima da dívida!

O Acampamento 

A programação do Acampamento da Juventude conta com cerca de 100 atividades, entre rodas de conversa e oficinas. Temáticas como enfrentamento ao êxodo juvenil, acesso a educação e a terra, conjuntura nacional e internacional, patriarcado, racismo e a luta por terra e soberania popular, além da permanência da população no campo estão no centro dos diálogos e debates. Além destes espaços de trocas de saberes e experiências também acontece a Mostra de Produção da Juventude, com produtos de todas as regiões do país, e o Festival da Juventude.

Nesta segunda-feira (16),  Dia Internacional da Soberania Alimentar, o acampamento realizará a Conferência Livre dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas, um espaço em defesa da agroecologia e da produção de alimentos saudáveis. Além das atividades políticas e espaços de formação, o Acampamento vai contar com a Mostra de Produção da Juventude, com produtos de todas as regiões do país (confira detalhes da programação no fim deste texto).

Confira a programação do evento:

Sexta-feira (13/10)

A partir das 7h –  Acolhimento, Organicidade e Reunião das Equipes

12h – Almoço

14h – Mística e Animação / Abertura do Acampamento

15h – Análise de Conjuntura Nacional e Internacional: O que tá rolando no mundo e o que temos haver com isso?

17h às 18h – Reunião da delegação dos estados

19h – Jantar

20h – Festival da Juventude: 40 anos de Hip Hop no Brasil

Sábado (14/10)

7h – Café da Manhã

8h – Mística e Animação / Nossa luta é internacional: Depoimentos das delegações!

9h – Patriarcado, racismo e a construção de relações humanas emancipadas

12h – Almoço

14h às 17h30 – Rodas de Conversas

17h30  – Abertura da Mostra de Produção da Juventude 

19h – Jantar

20h – Festival da Juventude: Sarau Rebeldia para lutar, viver e amar!

Domingo (15/10)

7h – Café da Manhã

8h – Mística e Animação / Nossa luta é internacional: Depoimentos das delegações!

09h – Juventude, arte e cultura na disputa das ideias!

12h – Almoço

15h às 17h30 – Oficinas

17h30  – Mostra de Produção da Juventude 

19h – Jantar

20h – Festival da Juventude: Apresentações das Regiões

Segunda-feira (16/10)

7h – Café da Manhã

8h – Mística e Animação / Nossa luta é internacional: Depoimentos das delegações!

09h – A Juventude e a luta ambiental: por terra e soberania popular estamos aqui! 

12h – Almoço

14h às 17h30–  Oficinas 

17h30  – Mostra de Produção da Juventude

19h – Jantar

20h – Conferência Livre dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas (Ato Político)

Terça-feira (17/10)

7h – Café da Manhã

8h – Mística e Animação / Nossa luta é internacional: Depoimentos das delegações!

Plantio de Árvores e Solidariedade

12h – Almoço

14h – Encerramento

Deixe um comentário