Com a proposta de trabalhar o lema “…e não havia necessitados entre eles” (Atos – 4,34), a Cáritas Brasileira promoverá a sua 29ª Assembleia Nacional. O evento ocorrerá em Brasília (DF), de 17 a 20 de outubro, e debaterá temáticas relacionadas às realidades da fome e da pobreza no Brasil e no mundo, em sintonia com a campanha mundial contra a fome e a pobreza, prevista para ser lançada em dezembro deste ano pela Rede Cáritas Internacional.

A assembleia reunirá cerca de 250 agentes e voluntários da Rede Cáritas Brasileira. Estarão presentes: o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner; o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic Helbingen; a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Lisboa Pacheco; assim como representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Os principais temas debatidos durante os quatro dias do evento serão: pobreza e desenvolvimento no Brasil; o olhar da Igreja sobre a realidade que gera pobreza e miséria; práticas que visam a superação da pobreza. Além disso, depoimentos mostrarão a realidade das mulheres, crianças, adolescentes e jovens, dos povos tradicionais, da população de rua e das periferias e da realidade da pobreza no Haiti.

Sobre a Cáritas

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação ocorre junto aos excluídos em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Fundada no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, presente em 165 países e territórios. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal, ela também é um organismo da CNBB.

Fonte: CNBB

Deixe um comentário