Representando a Rede JSB, Rosilene Wansetto chamou atenção para a questão das dívidas sociais que afetam a população, como o direito à moradia

“Unir o povo na luta pela moradia e o Socialismo” foi o lema do encontro realizado na capital paulista. Rosilene Wanset

Por Redação – Jubileu Sul Brasil

“Unir o povo na luta pela moradia e o Socialismo” foi o lema do Congresso Estadual de São Paulo, realizado sábado (15) na capital paulista, pelo  Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). O encontro, em preparação ao VI Congresso Nacional do MLB, que ocorre em abril, em Belo Horizonte (MG), reuniu centenas de militantes para discutir os desafios e fortalecimento dos embates do próximo período. 

O Jubileu Sul Brasil participou do evento, representado pela secretaria executiva da Rede, a socióloga Rosilene Wansetto. Na saudação às pessoas participantes, destacou a importância da reflexão sobre as dívidas sociais que impactam a população e que afetam, entre outros, o direito à moradia digna. Enquanto o orçamento destinado ao “Minha Casa, Minha Vida” foi de cerca de R$ 139 bilhões em 2024, o pagamento de juros e amortizações da dívida pública consumiu quase sete vezes mais recursos: R$ 950 bilhões ao todo no ano passado. 

A secretária executiva destacou também a parceria firmada em 2022 entre o Jubileu Brasil e o MLB, com ações de formação junto às famílias nas ocupações Jean-Jacques Dessalines e Dom Paulo Evaristo Arns, ambas no centro da cidade de São Paulo e que reúnem sobretudo migrantes.

A parceria segue neste 2025, agora com a Escola Eliana Silva, promovendo educação popular para organização, mobilização, resistência e conquista de direitos. Está previsto curso de formação sobre dívida pública, os detalhes serão divulgados em breve no site e redes do Jubileu Brasil.

Deixe um comentário