Jovens de Salvador que vivem nas comunidades acompanhadas na Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais participaram do intercâmbio.

À esquerda, no primeiro plano, a assessora técnica da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais, Josilene Passos, com jovens e adolescentes no intercâmbio de dois dias

Por Josilene Passos | Especial para JSB

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2022 o povoado de Queimada Grande, no município de Banzaê, na Bahia recebeu cerca de 25 adolescentes e jovens no Intercâmbio Regional de experiências com adolescentes e juventudes da Cáritas Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) e da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais.

Foram dois dias de reflexão, rodas de conversa, trabalho de grupo, vivências, partilhas, diálogo intergeracional, feira e festival de cultura e arte. Por se tratar de um povoado, a hospedagem foi solidária nas casas dos queimadenses; prática comum em comunidades populares.

A programação do encontro foi repleta de ricas discussões sobre participação cidadã e projeto popular para o Brasil. O primeiro dia foi marcado pela a acolhida e mística, uma roda de conversa com o tema “Protagonismo juvenil, incidência e participação”. O momento foi marcado por partilhas de experiências coletivas. Questões como: “ O que é ser jovem? Em que mundo nós vivemos? Quais as realidades sociais em que estamos inseridos e inseridas? Qual é o meu compromisso com a realidade em que vivo?, permearam as reflexões e partilhas.

“É importante participar de encontros com outros jovens para trocas de experiências, a partir das realidades locais”

Fabrício Yhasis

No segundo dia de intercâmbio, as  juventudes tiveram  como primeira atividade vivenciar a arrumação do espaço da Feira de Economia Popular Solidária juntamente com os feirantes. Em seguida participaram da roda de conversa “Projeto Popular: em mutirão construir o Brasil que queremos!”. A reflexão e partilha sobre a 6ª Semana Social Brasileira e o voto cidadão pautaram o trabalho de grupo com a partilha na plenária de forma lúdica e criativa. No início da tarde fizeram a Rota turística guiada na comunidade e fechando o dia participaram da Feira de Economia Popular Solidária e do Festival de Arte, Cultura e Lazer comunitário.

O intercâmbio recebeu cerca de 25 jovens e adolescentes da Bahia e Sergipe

Para o jovem Fabrício Yhasis, que vive no município de Queimadas (BA) “é importante participar de encontros com outros jovens para trocas de experiências, a partir das realidades locais”. Ele afirma sair do encontro com o compromisso de compartilhar as experiências com outros jovens da comunidade e inserir os conteúdos sobre participação cidadã e reflexões para discutir quais as mudanças para o Brasil nas atividades do grupo, e por fim declara que “a saída é pela esquerda”.

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) é parceira da Rede Jubileu Sul Brasil na realização da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais em comunidades de Salvador. O grupo do intercâmbio foi composto por jovens e adolescentes das seguintes cidades: Queimada Grande, Salvador,  Queimadas, Quijingue, Paulo Afonso, Caetité (BA) e Capela (SE).

*Edição: Jucelene Rocha | Jubileu Sul Brasil

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e co-financiadores.

Deixe um comentário