Como parte do processo de construção plural e coletiva do 29º Grito dos Excluídas e Excluídas acontece, em Belém/PA, no dia 05/08, um debate sobre as questões climáticas e o combate às opressões. O encontro reunirá ativistas e representantes de diversos grupos sociais e ao final será elaborado um documento que será entregue aos presidentes e autoridades presentes na Cúpula das Américas. O evento ocorre no dia 5 de agosto de 2023, das 8h às 10 horas, na sala 10 do Hangar Centro de Convenções.

Organizado como uma das atividades autogestionadas do evento Diálogos Amazônicos, o Grito da Inclusão pretende abordar temas cruciais que afetam diretamente as comunidades excluídas e marginalizadas, buscando trazer soluções e propostas para as questões mais urgentes da região.

A região amazônica é um dos epicentros do debate sobre mudanças climáticas e preservação ambiental, e o Grito se coloca como um espaço de discussão para encontrar maneiras sustentáveis de coexistência com a floresta e seus habitantes.

Justiça Socioecológica

Em 2023, a temática do Grito dialoga com as pautas da campanha por Justiça Socioecológica promovida pela Rede Jubileu Sul Brasil (JSB). A Rede parte da premissa de que o social e a natureza estão inter-relacionados, e de que não há justiça social sem justiça ambiental.
Dessa forma, a luta e os debates em torno do acesso à água, da soberania e segurança alimentar se conectam com a campanha, assim como a defesa dos territórios indígenas e quilombolas.

Ao longo do ano vem sendo realizadas atividades formativas, debates e atos públicos. Também vem sendo produzidos conteúdos e materiais de comunicação sobre a temática da segurança alimentar e do acesso à água em conexão com as questões socioambientais, divulgando informações e mobilizando o Grito em todo o Brasil.

Deixe um comentário