Migrações: realidades, lutas e resistências. Esse é o título da publicação que a Rede Jubileu Sul Américas lançará nessa sexta-feira, 18 de dezembro, em transmissão ao vivo pelo seu canal do Facebook, às 11h do Brasil (acesse e baixe a versão digital do estudo no final do texto).

A data de lançamento foi escolhida em alusão ao Dia Internacional dos Migrantes, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas há exatos 30 anos, em 18 de dezembro de 1990, como forma de despertar a atenção internacional para a questão migratória em todo o mundo e a necessidade de combate à xenofobia.

Elaborado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores/as, o estudo traça um panorama dos processos de migração na região latinoamericana e caribenha e aborda os marcos jurídicos relativos à proteção dos direitos humanos de pessoas migrantes.  A publicação também detalha as políticas migratórias e ressalta experiências de pessoas migrantes em cinco países específicos: Argentina, Brasil, Haiti, Honduras e México.

Durante a atividade de lançamento, representantes de organizações integrantes da Rede Jubileu Sul Américas irão dialogar sobre a vida dos migrantes na região, os principais desafios enfrentados e o contexto da migração no período de pandemia, a partir de uma perspectiva crítica do modelo de desenvolvimento em curso na América Latina e no Caribe.

Nesse sentido, conforme consta na introdução do estudo, “diante de um contexto global marcado por desigualdades, o crescimento dos deslocamentos forçados, a construção de muros, políticas migratórias restritivas para certos grupos de migrantes, a intensificação da violência nas fronteiras, mortes e violações dos direitos dos migrantes ao longo do processo migratório, nossa bandeira é o direito de todas as pessoas de buscar acesso aos seus direitos fundamentais e de não serem consideradas ilegais por esse motivo”.

Com versão digital disponível no site da Rede Jubileu Sul Brasil, o estudo está organizado em três capítulos: o primeiro, sobre as leis de imigração na América Latina e Caribe, acordos multilaterais e políticas para migrantes; o segundo trata dos riscos e vulnerabilidades enfrentados pelas pessoas no processo migratório (partida, trânsito e destino); e no último são analisados o acesso de migrantes aos direitos sociais e a questão das discriminações e violências sofridas por mulheres, crianças e adolescentes migrantes.

Lançamento
Estudo “Migrações: realidades, lutas e resistências”
Dia: 16/12 (sexta-feira)
Horário: 11h (Brasil)
Transmissão ao vivo pelo Facebook da Red Jubileo Sur Américas

Confira a publicação em português:

Deixe um comentário