Objetivo foi acompanhar atividades em desenvolvimento nas comunidades Coliseu 1, 2 e 3, Nova Vida e Alcir Matos, no Amazonas

Por Patrícia Cabral | Especial para a Rede JSB*

De 18 a 21 de outubro, a Ação mulheres pela reparação das dívidas sociais recebeu em Manaus (AM) a visita de Marcelo Edmundo, da Central de Movimentos Populares (CMP) e membro da coordenação da ação junto com a Rede Jubileu Sul Brasil e a 6ª Semana Social Brasileira. O objetivo foi acompanhar as atividades que estão sendo desenvolvidas nas comunidades Coliseu 1, 2 e 3, Nova Vida e Alcir Matos na capital amazonense.

Para Marcelo, que esteve pela terceira em Manaus, é perceptível mudanças significativas, como o comportamento das mulheres neste processo de empoderamento, a higiene do espaço na ocupação Alcir Matos e o desejo da continuidade da ação.

Marcelo (ao centro, de camiseta vermelha) e lideranças das comunidades de Manaus durante a visita. Fotos: Patrícia Cabral

“Sabemos que não vamos resolver, mas queremos fortalecer com uma solução e a gente percebe na participação delas na reunião, mesmo com toda a dificuldade que algumas mulheres têm, que há mulheres que voltaram a estudar. Essa continuidade é muito importante e se continua é porque se envolveu com a ação”, afirmou.

Destacou que a importância da continuidade da participação de mulheres que estão desde o início da ação, a questão da geração de renda, o investimento na produção de sabão e artesanato, e a auto-organização como avanços no sentido de criar uma associação de mulheres. “Procuro estimular, principalmente jovens, a participarem de uma reunião. Pode ser chato tudo, você acha que não está entendendo, que aquilo vai entrar na sua cabeça e aos poucos você vai percebendo a importância de se organizar”.

Para a articuladora local Marcela Vieira, a visita de Marcelo Edmundo foi de suma importância, considerando sua experiência junto ao direito à moradia e a relação de enfrentamento:

“Marcelo nos trouxe orientações na questão da gestão pública, na organização da base em relação à situação de moradia. Principalmente com a comunidade Alcir Matos, temos um grande desafio de tentar manter as famílias abrigadas no prédio, tendo em vista a derrubada do decreto que oportunizava a permanência das famílias e ter o prédio para fins sociais. Já estamos nas tratativas com a polícia federal”, explica a articuladora

Marcela destacou a importância da presença do representante da coordenação pelo apoio “e a oportunidade de partilhar nossas fragilidades na questão da mobilização, a falta de espaço na comunidade para desenvolver as atividades e a atuação do movimento dentro das comunidades, que muitas vezes tenciona o trabalho.  Uma presença muito positiva, muito animadora, que de fato nos transmite muita esperança, inclusive da continuidade da própria ação no próximo ano”, completa Marcela.

As iniciativas da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais ocorrem numa parceria entre o Jubileu Sul Brasil, 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e Central de Movimentos Populares (CMP), com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program).

As atividades também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contando ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e co-financiadores.

Confira as imagens no álbum:

Visita a comunidades de Manaus (AM)

*Com edição do Jubileu Sul Brasil

Deixe um comentário