No âmbito da Ação Mulheres por reparação das dívidas sociais, a Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) integra articulação que atuou para a criação da Pastoral de Moradia e Favela.

A Articulação Nacional da Pastoral da Moradia e Favela realizará o Seminário Nacional, em Brasília (DF), nos dias 20 a 22 de setembro de 2023. A Pastoral vem sendo animada e articulada, em âmbito nacional, pela 6ª Semana Social Brasileira (202-2023) que é uma mobilização da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB).

Participam do Seminário, agentes da Pastoral da Moradia e Favela das Arqui(dioceses), onde a Pastoral já está organizada; agentes de diversas pastorais sociais e organismos da CNBB; lideranças de movimentos sociais que atuam na temática moradia; representantes de organizações aliadas e parceiras; além de especialistas e colaboradores na temática moradia. O presidente da Cepast-CNBB, dom José Valdeci Santos Mendes, também participará.

O ponto de partida, no Seminário, será a análise da atuação, organização e mobilização da Articulação Nacional da Pastoral da Moradia e Favela, que teve seu início em 2022, como um dos frutos dos Mutirões realizados pela 6ª Semana Social Brasileira, que tem trabalhado como tema, nesta sexta edição, “Mutirão pela vida: por terra, teto/moradia e trabalho”. Também, será construído o Planejamento Estratégico para o próximo quadriênio, em conformidade com o Plano Pastoral da CNBB.

No decorrer da programação serão realizadas mesas de diálogos, tais como: “O Brasil que temos”, que é o acúmulo dos mutirões mobilizados pela 6ªSSB, nos temas terra, teto e trabalho; com os poderes públicos no que tange à ações de políticas públicas para o acesso à moradia; também será debatida e aprofundada a missão da Pastoral da Moradia e Favela, seus objetivos e linhas estratégicas. A missão da Pastoral visa ser presença fraterna em favelas, cortiços, periferias e ocupações urbanas para fortalecer o compromisso comunitário e social à luz de uma espiritualidade libertadora.

Por fim, será apresentada a proposta da Carta de Princípios da Articulação Nacional da Pastoral da Moradia e Favela.

Serviço:

O quê: Seminário Nacional da Pastoral da Moradia e Favela

Quando: de 20 a 22 de setembro de 2022

Onde: Brasília (DF)

Saiba mais: Orientações para a criação da Pastoral da Moradia e Favela

Contato: Osnilda Lima | comunicacaossb@cnbb.org.br

(61) 98366-1235

Deixe um comentário