Conferência Internacional debate desafios e alternativas coletivas para a soberania financeira na América Latina e Caribe
A “Conferência Internacional Soberania Financeira: dívida, exploração e resistências” reuniu organizações sociais e populares, ativistas, acadêmicos e comunidades afetadas pelo sistema de endividamento e financeirização, na América Latina e no Caribe. Durante três dias, de 23 a 25 de outubro, o grupo compartilhou reflexões e discutiu alternativas de soberania, bem viver e defesa dos corpos e territórios na região. Saiba mais.
Rede Jubileu Sul/Américas realiza sua VI Assembleia Regional
Momento foi de definição do plano estratégico 2023-2027, de avaliação do período anterior e de celebração dos 24 anos da Rede. Encontro das organizações da América Latina e Caribe ocorreu de 26 a 29 de outubro, na cidade de São Paulo. Leia mais. Na conclusão do encontro, foi produzida uma declaração final com posicionamento da Rede JSA e suas organizações membro.
Toda solidariedade ao Haiti!
Representantes de movimentos populares, organizações, sindicatos, partidos e ativistas de 16 países da América Latina e Caribe participaram do encontro em solidariedade ao Haiti, com a presença de Camille Chalmers, da Plataforma Haitiana para o Desenvolvimento Alternativo – PAPDA. O ato político ocorreu em 25 de outubro, no Sindicato dos Jornalistas, no centro da capital paulista. Saiba mais e confira a declaração de apoio ao país caribenho que há anos passa por múltiplas crises e está prestes a enfrentar mais uma ocupação militar.
Encontro nacional partilha balanço e experiências da Ação Mulheres
Lideranças de todas as regiões do Brasil participaram do Encontro Nacional de Monitoramento, Avaliação e Continuidade da Ação Mulheres, realizado nos dias 9 e 10 de outubro, no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista. O encontro reuniu a equipe da Ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais” para apresentar os resultados, avanços e perspectivas nos territórios de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Alternativas e desafios para continuidade das atividades também estiveram na pauta.
Organizações divulgam relatório da missão-denúncia no Litoral Norte e Baixada Santista
O Fórum Nacional de Reforma Urbana divulgou o relatório da missão-denúncia na Baixada Santista e Litoral Norte de São Paulo, realizada entre os dias 24 e 26 de julho com a participação de representantes do Jubileu Sul Brasil, entre outras organizações. A missão apurou violações de direitos humanos sofridas pela população vítima da tragédia-crime ocorrida em fevereiro deste ano, no Litoral Norte de São Paulo, e também violações ocorridas na Baixada Santista, decorrentes do descaso do poder público frente às chuvas, inundações e deslizamentos, visando dar voz e visibilidade às comunidades afetadas e denunciando as condições precárias de habitação.
O documento traz denúncias dos impactos dos desastres climáticos e sócio ambientais nas populações vulneráveis, com recomendações específicas para atendimento das comunidades afetadas e recomendações gerais ao poder público da região.
O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e cofinanciadores.