A Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale S.A., que congrega organizações, sindicatos e movimentos sociais do Brasil, Canadá, Chile, Argentina, Equador, Colômbia, Peru e Moçambique, gostaria de convida-los para o lançamento do Relatório de (In)Sustentabilidade Vale 2015, no dia 16 de abril de 2015, às 18h e 30 minutos, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais[1], no Rio de Janeiro.
O comércio internacional de recursos minerais cresceu significativamente nos últimos anos, acentuando em contrapartida os seus impactos. As comunidades de nossos diversos países sofrem na pele os diversos impactos em seu dia-a-dia: expropriação das populações nativas com a perda do território, desagregação dos laços de solidariedade da comunidade, poluição e contaminação de territórios e rios, exploração de trabalhadores e criminalização dos grupos que ousam enfrentar as grandes corporações.
Um dos grandes ícones do modelo expropriador da mineração é a empresa Vale S.A., antiga Vale do Rio Doce, líder mundial na produção de minério de ferro e operante em 26 países do mundo. Consideramos a Vale como um símbolo de todos os impactos da mineração no mundo e com o Relatório de (In)Sustentabilidade, queremos visibilizar a imagem de empresa violadora de direitos que a Vale tenta esconder.
Assim, convidamos a todxs para estarem conosco neste momento, prestigiando, apoiando e solidarizando com a luta dos que atualmente sofrem com os empreendimentos mineradores e são vítimas das violações da Vale S.A.
Contamos com a sua presença!
Atenciosamente,
Sandra Quintela
Pacs
Comissão de organização

Deixe um comentário