Por Karla Maria | Balcão de Direitos da Rede Jubileu
Estão prorrogadas as inscrições para se tornar voluntário do Balcão de Direitos de Imigrantes da Rede Jubileu Sul Brasil. A nova data é 31 de outubro, e para se inscrever o candidato precisa ler o edital e mandar seu currículo seguindo as normas do Termo de Voluntariado, disponível em nosso site.
No Termo de Voluntariado é possível encontrar os cargos disponíveis e as exigências necessárias para o preenchimento destas vagas. A Rede Jubileu busca homens e mulheres advogadas, assistentes sociais, comunicadoras, fotógrafas, doulas e sexólogas, administradoras e contadoras, profissionais com licenciatura em Letras e Pedagogia, facilitadoras de oficinas culturais, psicólogas, sociólogas e tradutoras.
O Balcão de Direitos para Imigrantes conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais contratados e que tem o objetivo de integrar os imigrantes com a efetivação de seus direitos e a preservação de suas identidades por meio de políticas públicas e do fortalecimento de sua comunidade no país, com a valorização de suas culturas e identidade.
Os públicos alvo do Balcão são imigrantes haitianas e haitianos, mas os atendimentos estão abertos a
imigrantes de outras nacionalidades, e a comunidade venezuelano é bastante presente.
Objetivo do trabalho
“Nosso objetivo é contar com o apoio desses voluntários para garantir que todos os imigrantes tenham acesso aos direitos já garantidos pela Constituição Brasileira. Nossa equipe é reduzida, e sabemos que o voluntariado pode enriquecer ainda mais esse projeto, já que cada profissional é único e rico em experiências”, disse Lucimeire Araújo, coordenadora geral do Balcão de Direitos para Imigrantes.
A ideia é também apresentar aos voluntários o trabalho que as entidades parceiras do Balcão já realizam e quem sabe assim fortalecer o trabalho delas inclusive após o término do projeto. “A Rede Jubileu Sul Brasil investe na autonomia de suas entidades membros e neste Balcão não poderia ser diferente. Terminando o Projeto qual será nosso legado para além do atendimento aos imigrantes? Esperamos que esse corpo de voluntários possam somar a fazer o bem nas entidades parceiras”, avaliou Rosilene Wansetto, do secretariado da Rede Jubileu Sul Brasil, que é a entidade gestora do projeto junto ao Ministério dos Direitos Humanos.
Hoje, o Balcão de Direitos tem parceria com a União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH) e a Pastoral do Povo da Rua, onde são realizados os atendimentos aos imigrantes em São Paulo. Às segundas-feiras, das 13h às 16h, nossos profissionais estão na Casa de Oração do Povo da Rua (Rua Djalma Dutra, 3, no Bom Retiro/Luz), e às terças, quartas e quintas-feiras, na sede da USIH (Villa dos Estudantes, 34, no Centro).
Para mais informações você pode enviar e-mail para coordenacaobalcaodedireitos@gmail.com.
O Voluntariado
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), que conta com um exército de voluntários por todo o mundo, o voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. Ele serve à causa da paz, pois abre oportunidades para a participação de todos.
Venha, portanto, nos ajudar a construir uma sociedade de paz onde todos os direitos são garantidos. Não se esqueça, as inscrições vão até o dia 20 deste mês.

Deixe um comentário