Cáritas, Jubileu Brasil e Cepast-CNBB somam forças no apelo para tomadores de decisão priorizem as pessoas e o planeta. Assine!

Por Comunicação – Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira, a Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) e o conjunto das pastorais sociais organizadas por meio da Comissão para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast CNBB) têm um convite muito especial para você!

Junte-se a nós para encantar pessoas e trabalhar por um mundo melhor!

Assine o abaixo-assinado aqui: https://turndebtintohope.caritas.org/sp/

Em uma iniciativa motivada pela Caritas Internationalis, estamos impulsionando um abaixo-assinado para transformar a dívida financeira dos países em esperança! 

“Na sua carta de convite para celebrar o Jubileu de 2025, “Spes non confundit” (“a esperança não falha”, Rom. 5,5), o Papa Francisco nos lembra que “é preciso conceder esperança aos bilhões de pobres que, muitas vezes, carecem do essencial para viver” e que “os bens da Terra não estão destinados a poucos privilegiados, mas a todos”.

Inspirada por esse profundo chamado à justiça, a Caritas Internationalis, junto com organizações religiosas e da sociedade civil, convida todas as pessoas de boa vontade a se unirem à nossa campanha Transformar a Dívida em Esperança. Juntos, apelamos aos tomadores de decisão para que priorizem as pessoas e o planeta acima do mero lucro”

As dívidas públicas insustentáveis e injustas privam as nações dos recursos necessários para investir em saúde, educação, ação climática e no futuro da juventude, aprisionando gerações inteiras em ciclos de pobreza e desigualdade.

No Brasil, no último ano foram gastos cerca de R$ 1 trilhão para pagar juros da dívida pública aos que já tem muito dinheiro, como banqueiros e especuladores. Já para o Programa Minha Casa Minha Vida foram R$ 18 bilhões. Ou seja, 55 vezes mais para os ricos do que para quem precisa de casa para morar com dignidade!

Diante disso, exigimos justiça para as comunidades esmagadas por dívidas impagáveis e injustas. Como escreveu o Papa Francisco: “se realmente quisermos preparar no mundo o caminho da paz, esforcemo-nos para remediar as causas que geram as injustiças, cancelemos as dívidas injustas e impagáveis” (Spes non confundit, 16).

A campanha incide para:
1.    Interromper imediatamente a crise da dívida, cancelando e corrigindo as dívidas injustas e insustentáveis, sem impor condições de políticas econômicas.
2.    Evitar novas crises de endividamento, abordando suas causas estruturais e reformando o sistema financeiro global para priorizar as pessoas e o planeta.
3.    Estabelecer um marco permanente para a dívida, que seja transparente, vinculante e de alcance global, sob a coordenação das Nações Unidas.

Plebiscito Popular
Sugerimos fazer uma coleta de assinaturas para Transformar a Dívida em Esperança em conjunto com a iniciativa do Plebiscito Popular sobre o fim da jornada 6×1 e sobre a taxação das grandes fortunas.

O Plebiscito Popular 2025 é uma iniciativa que parte do conjunto dos movimentos sociais, partidos políticos, centrais sindicais, organizações da sociedade civil, entre outros, e está em processo de construção para fazer uma coleta de assinaturas em setembro deste ano.

Você sabia que essa ferramenta já foi usada em outros momentos?
2000 – Plebiscito da dívida
2002 – Plebiscito da Alca e Alcântara
2007 – Plebiscito sobre a privatização

+ Entre outros diversos momentos para conscientizar a mobilizar a sociedade

Materiais da Campanha

Você pode encontrar os materiais da Campanha em português aqui. Inclui:

  1. 10 fatos importantes sobre as dívidas
  2. a Oração oficial da Campanha
  3. o Guia da petição (abaixo-assinado)
  4. a Nota Conceitual
  5. e a Carta de incidência

Baixe o folder da nossa campanha aqui.

Assine o abaixo-assinado aqui: https://turndebtintohope.caritas.org/sp/

Deixe um comentário