Ação fortalece sobretudo o protagonismo de mulheres e jovens em comunidades urbanas, visando reparação de dívidas sociais, justiça econômica e climática

Por Redação – Jubileu Sul Brasil

A Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) deu início às atividades do projeto “Resistência e defesa de direitos frente ao sobre-endividamento público e às mudanças climáticas”.  O principal objetivo da iniciativa é promover a participação social de comunidades urbanas no debate público sobre os impactos do sistema financeiro e do endividamento público nos direitos humanos e da natureza, principalmente nas mudanças do clima, visando a reparação das dívidas sociais, justiça econômica e climática. 

A dívida pública chegou a R$ 9 trilhões em 2024. Somente com o pagamento de juros foram gastos R$ 950 bilhões dos cofres públicos, o que representou cinco vezes o orçamento da saúde no ano passado. Para honrar o pagamento dos empréstimos, o Estado tem que transferir recursos públicos a bancos privados e instituições financeiras internacionais, deixando de investir em políticas públicas, na garantia de direitos básicos como educação, saúde, e em medidas para enfrentar a crise climática. 

Por isso, o projeto visa ainda à construção coletiva de conhecimentos e instrumentos para a atuação lideranças na luta por direitos; a organizar a participação ativa das comunidades em espaços de incidência e de formação de políticas macroeconômicas e ambientais, principalmente relativas às mudanças climáticas; e [contribuir com a resistência popular e de adaptação à crise do clima, considerando as identidades culturais e regionais. 

Ao logo do ano de 2025, as atividades beneficiam diretamente cerca de 1.200 pessoas de comunidades urbanas, sobretudo mulheres negras e jovens, em situação de vulnerabilidade social, com baixa renda e vítimas de diversas formas de violência. A ação é pautada no feminismo comunitário, antirracista e antifascista e na crítica ao sistema da dívida. 

A ação ocorre nos territórios de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), além de Porto Alegre (RS) e Santana do Livramento (RS), cidades onde será reforçado como projeto piloto, atendendo cerca de 720 beneficiárias. 

O projeto “Resistência e defesa dos direitos frente o sobre-endividamento e às mudanças climáticas” é realizado pela Rede Jubileu Sul Brasil conforme o Termo de Fomento nº 962421/2024, firmado com o Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, decorrente da Emenda Parlamentar nº 39840002, de autoria da Deputada Federal Fernanda Melchionna. 

Deixe um comentário