Documento do FMCJS Núcleo São Paulo traz 10 propostas para que candidados/as se comprometam caso sejam eleitos no próximo 6/10

 Poluição na cidade de São Paulo vista desde o Rio Tietê, causada pela fumaça das queimadas no país em setembro. Foto:  Paulo Pinto/Agencia Brasil

Por Redação – Jubileu Sul Brasil 

O Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS) – Núcleo de São Paulo divulgou a “Carta Compromisso para as Candidaturas ao Pleito Eleitoral do Estado de São Paulo em 2024”, direcionada a candidatos/as às prefeituras e a vereador/a. O documento traz dez propostas para enfrentamento da crise do clima nas cidades paulistas, para que os candidatos e candidatas assumam o compromisso de colocar em prática caso sejam eleitos no pleito municipal que ocorre neste 6 de outubro (domingo).

O FMCJS solicita que as candidaturas interessadas em firmar o compromisso assinem a carta, enviando cópia para o email fclimaticas@gmail.com. O Fórum também incentiva quem vota no Estado de São Paulo a compartilhar o documento com seus candidatos e candidatas. 

A carta enfatiza que “as mudanças climáticas em curso já nos impactam todos os dias de diferentes formas, sobretudo pelos eventos extremos, mas sabemos que quanto mais pobre e em situação de vulnerabilidade maior será o sofrimento sentido, logo o poder público precisa, com urgência, tomar medidas diretas e enérgicas para o enfrentamento às mudanças climáticas que seguem com avanço acelerado”. 

Moradias em área sob risco de deslizamentos na Vila do Sahy, em São Sebastião, afetada pelas enchentes no Litoral Norte de São Paulo. Foto: Flaviana Serafim/Jubileu Sul Brasil

Entre as propostas estão: a criação de um protocolo de orientação para população mediante catástrofes climáticas, levando em consideração os impactos para além das fronteiras municipais; inclusão de planos de mitigação e combate às catástrofes climáticas no orçamento público e no planejamento municipal, com participação popular; garantia que terras devolutas tenham fim social, ação sociais de horta comunitária e outras formas de uso do solo e do espaço comum como política pública. 

O documento é resultado dos debates no Seminário “Mudanças climáticas, terra, água e floresta: perspectivas & desafios”, realizado no último dia 14 de setembro, na Casa de Clara, da Ação Social Francisca (Sefras), na capital paulista, numa iniciativa do FMCJS, entidade membro da Rede Jubileu Sul Brasil.

Confira a íntegra:

Deixe um comentário