Ciclo A Cúpula dos Povos: de pé frente ao G20” começa neste 30 de julho, com o tema “A agenda do G20 e a agenda dos povos”. Acompanhe ao vivo

Por Redação – Jubileu Sul Brasil

Começa neste 30 de julho, (terça-feira), às 18h30, o ciclo “A Cúpula dos Povos: de pé frente ao G20”, com debates que têm o objetivo de aprofundar a discussão em torno de temas que estarão em pauta na Cúpula do G20, destacando a perspectiva dos povos nestas discussões. O ciclo visa ainda fortalecer a mobilização e a reflexão sobre os impactos que as decisões da Cúpula do G20 têm na vida cotidiana, uma vez que os chefes de Estado e de governo dos países do G20 decidem os rumos da política econômica e do neoliberalismo mundial. 

O primeiro debate “A agenda do G20 e a agenda dos povos”, tem a participação de Ana Garcia, do BRICS Policy Center (PUC-RIO), e Ana Priscila Alves, da Marcha Mundial de Mulheres, com mediação do jornalista Rubén Penayo, da campanha Itaipu 2023 Causa Nacional (Paraguai).

São cinco encontros de julho a novembro, sempre na última terça-feira de cada mês, com transmissão ao vivo na página da Tarima Digital no YouTube e no Facebook. Confira o calendário e participe. 

27/08 Transição energética, água e extrativismo verde
24/09 Austeridade, dívidas sociais e climáticas e a relação G20-FMI/Banco Mundial
29/10 Justiça e reparação: colonialismo, escravidão, genocídio
26/11 Balanço: Como seguimos?

O que está em jogo no G20?

A Cúpula do G20 ocorre nos dias 18 e 19 de novembro deste ano, no Rio de Janeiro, reunindo, entre outros, chefes de Estado e de governo dos países do Grupo das 20 maiores economias mundiais. 

Em contraponto, organizações da sociedade civil,  sindicatos e centrais sindicais, redes e movimentos populares estão organizando a Cúpula dos Povos Frente ao G20, uma atividade autônoma e independente, em paralelo à programação oficial da Cúpula do G20, também com o objetivo de trazer a perspectiva dos povos de forma crítica, denunciando as falsas soluções dos países do G20 para as múltiplas crises da atualidade, como as mudanças climática e a transição energética.

Saiba mais: conheça o Caderno para entender o G20

O ciclo é uma iniciativa da articulação do Cone Sul na Rede Jubileu Sul/Américas, em aliança com o Jubileu Sul Brasil, Alba Movimentos, Diálogo 2000 (Argentina), Tarima Digital (Paraguai), Campanha Itaipu 2023 Causa Nacional,  Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe – CEAAL e a Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo. 

SERVIÇO
Ciclo de debates “A Cúpula dos Povos: de pé frente ao G20”
1º debate: A agenda do G20 e a agenda dos povos
Data: 30 de julho de 2024 (terça-feira)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Transmissão vivo na página da Tarima Digital no YouTube e no Facebook

Deixe um comentário