Participantes aprenderam sobre o processo histórico da dívida no Brasil e suas consequências. Próxima aula é em 27 de abril. Participe!
Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil
Na manhã do domingo (30), ocorreu primeira aula sobre a dívida pública, realizado presencialmente com dezenas de participantes no Núcleo Santo Ivo, bairro Casa Grande, em Diadema (SP). Apesar dos muitos impactos no dia a dia da vida, o tema da dívida pública continua algo distante, quase restrito a economistas. Por isso, o curso visa tratar a questão de forma simples e didática, a partir da educação popular, para mostrar como esse sistema de endividamento impacta a vida cotidiana da população, de onde vem e para onde vai esse dinheiro, quem paga a conta, entre outros.
A formação destaca o que a maioria das pessoas desconhece: que é o povo quem paga essa conta de diferentes formas. Por exemplo, com o dinheiro dos impostos que vai para pagar o endividamento contraído pelo Estado em vez de garantir orçamento para políticas públicas e direitos essenciais da população, como moradia, saúde e educação.

O curso terá ao todo cinco aulas, com encontros mensais sempre no último domingo de cada mês, até 27 de julho, e é resultado de uma parceria entre a Rede Jubileu Sul Brasil (JSB), o Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e a Escola Nacional Eliana Silva.
Nesta 1ª aula, as pessoas participantes aprenderam o que é sistema da dívida pública, sobre a história do processo de endividamento do Brasil, a diferença entre dívida pessoal e dívida pública e seus impactos. A formação foi ministrada pela economista e educadora popular Talita Guimarães, e pela socióloga Rosilene Wansetto, secretária executiva da Rede JSB.

“Fizemos esse resgate histórico desde a colonização e na ‘Independência’, mostrando como o processo de endividamento veio acontecendo no Brasil, chegamos até a era Vargas onde aconteceu a primeira auditoria da dívida pública, e falamos dos empréstimos que passam a acontecer inclusive na ditadura militar”, explicar Rosilene.
“A primeira aula fez esse caminho de compreensão, como base fundamental para abordar, na próxima aula, a questão da dívida, o orçamento público e os direitos sociais”, completa a socióloga.
A próxima aula é em 27 de abril, com o tema “As políticas neoliberais e a dívida pública”.
Confira o calendário completo e participe:
2ª aula 27/04 – As políticas neoliberais e a dívida pública
3ª aula 25/05 – Impacto da dívida na vida das mulheres
4ª aula 29/06- Impacto da dívida sobre a questão da moradia
5ª aula 27/07 – Reparações históricas e sociais
SERVIÇO
Formação sobre dívida pública
Dia: 27 de abril de 2025 (2ª aula)
Horário: 9h30 às 12h
Local: Núcleo Santo Ivo – Rua João Batista nº 315 – Casa Grande – Diadema/SP
Contato para inscrições/informações: (11) 96032-6793