Por Ivo Poletto, do Fórum MCJS
Voltaram notícias sobre ameaças de falta de água. E não só para quem cultiva a terra, e sim para milhões de pessoas que vivem em grandes cidades. Se isso acontecer em São Paulo, por exemplo, como serão socorridas as pessoas que vivem em casas ou em prédios com muitos apartamentos? Com carros-pipa, buscando água em lugares distantes?
É evidente que esse tipo de socorro será quase inútil, e não havendo alternativa mais eficaz, a tragédia se avizinha. Precisamos, por isso, perguntar-nos: por que aumentam as ameaças de falta de água? E, uma vez descobertas as causas, precisamos colocar urgentemente em prática ações que as enfrentem.
Tem gente que não gosta dessa pergunta, como, por exemplo, os grandes empresários do agronegócio, acostumados a gastar mais de 70% da água doce usada por seres humanos com sistemas de irrigação que desperdiçam muita água.
Mas há povos que gostam da pergunta, pois vivem com as florestas e as preservam por serem verdadeiras bombas d´água, já que guardam umidade, aumentam a formação de nuvens e rios voadores, e ajudam a manter os ciclos da água. O que assusta estes povos é a teimosia dos que continuam loucos por terras e que, para criar gado, extrair minérios e colher grãos para vender mundo afora, vão acabando com as florestas. Faz muito tempo que avisam a toda a humanidade: essa loucura de produzir, produzir e produzir agredindo a natureza da Mãe Terra vai levar todo mundo à morte.
Por isso, para garantir água para todas as pessoas e demais seres vivos precisamos combater os que teimam em continuar destruindo as florestas e desperdiçando água, e apoiar os povos que preservam o que resta de florestas em nosso planeta. É preciso garantir o direito ancestral de cada povo indígena ter seu território, assim como os territórios das comunidades tradicionais. É preciso que a produção de alimentos seja feita em comunhão com a terra, seguindo sistemas agroecológicos e agroflorestais, e que todas as pessoas, no campo e nas cidades, cuidem com amor das nascentes, córregos e rios.
Na verdade, precisamos que os responsáveis pelo bom uso dos recursos públicos e pela garantia dos direitos de todas as pessoas e da Mãe Terra sejam políticos comprometidos com os povos e pessoas que querem cuidar da natureza para que não falte água para ninguém. Por isso, pensem bem a quem vocês confiarão o seu poder através do voto em outubro.
 

Deixe um comentário