Por Ivo Poletto, do Fórum MCJS
Quem estuda com cuidado e atenção amorosa a história, e especialmente a história dos dias atuais, sabe como é difícil chegar perto da verdade dos fatos. O esforço que deve ser feito é o de ir abrindo caminhos que levem mais perto dessa verdade, e a partir daí esforçar-se para comunicar o que descobriu com palavras e conceitos que ajudem a dar conta da melhor forma possível da realidade percebida.
Por isso, é melhor dizer que se está em busca da verdade, e não que se conhece de forma direta e completa a verdade das relações entre os seres humanos, e deles com os demais seres vivos e com a totalidade da natureza, isto é, de todas as relações que vão construindo a história.
Essa dificuldade de compreender o que de fato está acontecendo nos dias de hoje é aumentada quando grupos e empresas se organizam para espalhar interpretações falsas e mentirosas com o objetivo de confundir as pessoas e levá-las a apoiar as suas propostas e a votar em favor de seus candidatos políticos. O que acontece é isso: se a realidade histórica já é difícil de ser compreendida, mais complicada e desafiadora se torna a busca da verdade quando há pessoas que criam e espalham mentiras de forma organizada e com objetivos políticos.
Em nosso caso, ainda não foram investigadas e julgadas as denúncias do uso de notícias falsas nos dois turnos eleitorais da última eleição, e já há notícias, publicadas por entidades que investigam o que se passa nas mídias sociais, de que continuam sendo criadas e espalhadas em grande quantidade, levando muitas pessoas a acharem que as mentiras seriam notícias verdadeiras. E isso é reforçado pelas pessoas que aceitam a sugestão de enviar as notícias mentirosas para seus parentes, amigos, membros de seus grupos de comunicação. Com isso, mais pessoas se deixam envolver pelas mentiras por terem vindo de um tio, tia, amigo, amiga, empresário, empresária, irmão ou irmã da sua igreja…
Por isso tudo, é muito importante que nos ajudemos a chegar mais perto da realidade dos fatos e das relações que constroem a história. Precisamos buscar juntos a verdade. Não podemos, então, aceitar e espalhar notícias sem antes checar se são verdadeiras ou não. Sem esse cuidado e esforço conjunto, a notícia aceita e espalhada, em lugar de libertar-nos, pode gerar mais confusão, divisão, preconceito, ódio, destruição.
Voc~e também pode ouvir a reflexão de Ivo Poletto:

 

Deixe um comentário