Levantamento topográfico na V. Nazaré e planejamento para ‘Minha Casa Minha Vida Compra Assistida’ na V. Dique entre os avanços
Por Marcelo Freire – Jubileu Sul Brasil
Diversas ações da Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) ocorreram no mês de abril, como parte do projeto “Resistência e defesa de direitos frente ao sobre-endividamento público e às mudanças climáticas”, no Rio Grande do Sul.
Entre as comunidades de atuação, diferentes territórios na região de Porto Alegre (RS), em sua maioria afetados pelas enchentes do ano passado e que se articulam para as reivindicações de direitos em 2025.
Foi executado o primeiro levantamento topográfico da Vila Nazaré, em parceria com os moradores da comunidade e Mãos Arquitetura. Esse levantamento tem como objetivo mapear com os limites da comunidade e identificar os principais elementos físicos presentes na área, como ruas, becos, lotes e espaços públicos. O mapeamento é fundamental na luta da comunidade por regularização fundiária.

Na Comunidade Vida Nova, no bairro da Restinga, foi inaugurada a praça Bosque da Alegria. O projeto da praça une as propostas de parque natural ao planejamento urbano voltado para a primeira infância, num espaço comunitário muito esperado pelas famílias da Vida Nova desde a Ação Mulheres, em 2023. A inauguração contou com confraternização e atividades pedagógicas.
A equipe da Rede JBS também assessorou o cadastramento da Cozinha comunitária da Vida Nova no programa Cozinha Solidária, um convênio que permite a continuidade das atividades, que completa um ano na luta por segurança alimentar.
Foi realizada uma sessão de cine debate junto aos moradores da Ocupação Periferia no Centro. O filme da vez foi “Parasita” (2019), integrando um ciclo temático de filmes sobre neoliberalismo e precarização da vida. A exibição ocorreu na Escola da Cidade, espaço de resistência localizado no Centro Histórico de Porto Alegre.
Na Vila Dique, a associação de moradores se reuniu para dar continuidade às atividades de organização frente aos desafios do “Minha Casa Minha Vida Compra Assistida”, planejando ações estratégicas voltadas para o apoio técnico-jurídico para garantir o direito à moradia das famílias residentes. Para o início de maio está prevista a realização de um mutirão de assessoria às famílias ainda não listadas pelo Governo Federal.
Neste 27 de abril, dia de abertura do 3º Fórum Social das Periferias de Porto Alegre, a Rede Jubileu Sul Brasil participou de uma roda de debate sobre habitação e direito à cidade na capital gaúcha. A equipe da Rede JSB partilhou relatos e estratégias de resistência sobre os desafios de conquista da moradia, da vida em meio à crise climática, do combate ao neoliberalismo e as ameaças de projetos predatórios públicos e privados.

As mulheres da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Zona Norte de Porto Alegre, se reuniram para debater a construção de ferramentas de luta. Entre as pautas principais, a formalização de uma associação de mulheres e estratégias para geração de renda.
O projeto “Resistência e defesa dos direitos frente o sobre-endividamento e às mudanças climáticas” é realizado pela Rede Jubileu Sul Brasil de acordo com o Termo de Fomento nº 962421/2024, firmado com o Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, decorrente da Emenda Parlamentar nº 39840002, de autoria da Deputada Federal Fernanda Melchionna.
Edição: Flaviana Serafim