30ª edição leva às ruas de todo o país o lema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”
Por Redação – Jubileu Sul Brasil
Com o lema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”, o Grito dos Excluídos e Excluídas completa 30 anos neste 2024, com lançamento do cartaz oficial e nova edição do jornal.
O Grito no 7 de setembro faz do dia oficial que marca a independência do país um momento de reflexão sobre a soberania nacional. Ao longo destes 30 anos, o Grito vem fazendo o contraponto à história oficial da independência, sempre conclamando o povo para ocupar as ruas na defesa de direitos. A perspectiva é de superar um patriotismo passivo com uma cidadania ativa e participativa, e assim colaborar com a construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna.
O primeiro Grito foi realizado em 7 de setembro de 1995, tendo como lema “A vida em primeiro lugar”, ecoando em 170 localidades de todo o país. O nascimento da mobilização ocorreu durante a 2ª Semana Social Brasileira, realizada entre 1993 e 1994, com o tema “Brasil: Alternativas e Protagonistas”.
O Jubileu Sul Brasil integra a articulação do Grito dos Excluídos/as e não só no 7 de setembro, mas em todos os “Dia D”, sempre no sétimo dia de cada mês ao longo do ano, a Rede se soma às demais organizações e movimentos populares para mobilizar nacionalmente.
Confira o jornal: