A rede Jubileu Sul Brasil, em parceria com a Pastoral Operária Nacional, promove de 18 a 20 de setembro o curso “O Estado Financeirizado” na Casa de Encontros Maria Pia, em Cabedelo, município da região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. O curso tem o objetivo de aprofundar a formação do Estado e suas responsabilidades através de aulas sobre história, evolução, estrutura e função do Estado. O curso tem apoio da Fastenopfer, CESE, Cafod e DKA.

Estes, de acordo com a organização do curso, são elementos essenciais para compreender o funcionamento estatal e suas implicações no dia a dia das populações. A proposta é oferecer um momento de estudo teórico sobre a formação do Estado e sua atualidade para o fortalecimento de lideranças na base e como apoio para discussões sobre a construção de alternativas para o desenvolvimento de ações locais e regionais, e fortalecendo multiplicadores/as.

O curso é voltado para agentes da Pastoral Operária da região Norte e Nordeste, agentes e militantes das Pastorais Sociais e dos movimentos sociais locais, estudantes, JOC Brasil região Nordeste. O curso “O Estado Financeirizado” vem se realizando em várias cidades brasileiras, tendo previsão para acontecer em Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo ainda este ano.

As inscrições são gratuitas e limitadas, pois dispõem somente de 35 vagas. A metodologia contará com aulas expositivas a partir das temáticas e debates; Oficinas (pequenos grupos) para aprofundamento dos temas; e vídeos para introduzir que tratem dos assuntos abordados pelos assessores. Para inscrições e mais informações, entrar em contato com: jubileusulbrasil@gmail.com

Todo o material do curso será disponibilizado no site (https://jubileusul.org.br/curso-de-formacao-sobre-o-estado-financeirizado), para que cada participante possa baixar o conteúdo e se preparar para o curso, e um CD durante o curso será aos participantes.

A Casa de Encontro Maria Pia fica situada à rua Pedro Gonzaga de Lima, 500, em Cabedelo, Paraíba.

Programação

Dia 18 de setembro

Tarde: chegada e recepção

19h – jantar

20h – Abertura do curso (mística de abertura, apresentação dos participantes, divisão de tarefas)

20h30 – Apresentação da programação do curso (Jubileu Sul Brasil).

21h30 – Encerramento e descanso.

Coordenação: Mônica Fidelis (Pastoral Operária Nacional) e Rosilene Wansetto (Jubileu Sul Brasil)

Dia 19 de setembro

8h30- Abertura e mística

9h00 – A formação do Estado e sua atualidade (megaprojetos, megaeventos, a financeirização da natureza, arquitetura financeira)

Assessoria: Renato Maia (Doutor em Ciências Sociais/UFRN).

Metodologia: aula expositiva, grupos, vídeo.

12h 30 – almoço

14h – Estado e a atualidade do endividamento (federal, estadual e municipal), quem paga a conta?

Assessoria: Prof. José Menezes Gomes (Mestre em Economia pela UFCG e Doutor pela USP, professor da UFAL e coordenador do Núcleo da Auditoria da Dívida em Alagoas).

Metodologia: partir do saber do grupo e depois, em plenária, ir construindo coletivamente.

16h00 Intervalo

16h30 – A mercantilização da cidade X a luta pelo direito a cidade

Assessor: Rudrigo Rafael (ex-comitê popular da Copa em Recife, ativista dos Direitos Urbanos de Recife e Ocupe Estelita).

Metodologia:

18h30 Intervalo

19h: Jantar

20h: – Confraternização dos 45 anos da Pastoral Operária Nacional e dos 15 anos do JSB.

Dia 20 de setembro

8h30 – As alternativas socioeconômicas para o enfrentamento de forma crítica dos impactos cotidianos do modelo atual, da ação do Estado para instrumentalizar as lideranças no trabalho de formação. Como fortalecer as lutas conjuntas? Como podemos celebrar e fortalecer o trabalho da Pastoral nos próximos anos?

12h – Mística de encerramento

13h – Almoço e viagem de retorno

Realização: Rede Jubileu Sul Brasil (https://jubileusul.org.br)

Parceria: Pastoral Operária Nacional(http://www.pastoraloperaria.org.br)

Para os/as cursistas:

Roteiro de como chegar à Casa Maria Pia.

1. Ao chegar à Rodoviária de João Pessoa, seguir em direção ao terminal de ônibus (Integração). O ônibus que vocês precisam pegar ficar por traz desse terminal de integração. Não entrem no terminal.

2. Dúvida ao chegar na Rodoviária perguntem no balcão de informações turísticas, onde fica a parada do ônibus que vai para CABEDELO, cidade da região metropolitana de João Pessoa.

3. Chegando na parada pegar o ônibus escrito CABEDELO – DIRETO. Só devem pegar este ônibus, pois é o único que passa no local do encontro.

4. Pedir ao motorista pra desembarcar/descer na parada do Teatro Santa Catarina.

5. Ao descer do ônibus seguir e entrar na primeira rua à direita e ir até o fim da rua. Logo verão um muro amarelo (já é o muro da Casa de Encontro Maria Pia). Há uma placa escrita CASA MARIA PIA.

Deixe um comentário