CONVOCATÓRIA: IV ASSEMBLEIA DO JUBILEU SUL AMÉRICAS

Rio de Janeiro, 10 a 12 de outubro de 2013

 

“A reparação das dívidas”

Assistimos o aprofundamento da crise do sistema como poucas vezes vivemos nos últimos tempos. A ordem capitalista imperante põe em evidência todas suas misérias e os centros de poder desmoronam-se. O mundo está continuamente convulsionado. A crise dos países europeus se soma a crise dos países árabes os processos abertos que ainda não sabemos até onde iram levar. Ao mesmo tempo, a irrupção de um “sujeito” global, põe em questionamento as democracias representativas e institucionais de nossos países, exigindo fortemente a “democratização da democracia”.

Isso em um contexto mundial, onde a conjunção da crise climática, financeira, econômica, alimentar e energética põe em perigo própria vida do planeta e da natureza. O fracasso de um modelo de desenvolvimento baseado na geração de ganhos a qualquer custo explodiu como fez a bolha financeira. Vivemos um momento de bifurcação na história. Por isso é necessário colocar toda nossa energia e força em construir esse outro mundo possível pelo qual temos lutado.

Desde 1999, o Jubileu Sul denuncia o papel de extorsão que cumpria e segue cumprindo hoje em dia, a dívida imposta a nossos povos. Sabemos que o problema fundamental da dívida não é financeiro nem econômico, senão profundamente político. A partir desta perspectiva temos vindo aportando e fortalecendo o movimento contra a dívida, sobre a base se sua ilegitimidade e ilegalidade, denunciando o custo humano e ecológico de seu pagamento. Temos sublinhado a estreita relação existente entre o sistema de endividamento ilegítimo, o regime de livre comércio e a militarização e criminalização do protesto social, como três pés de um mesmo plano de dominação e saqueio de nossos povos.

Os processos de endividamento vigentes e as políticas implantadas pelas Instituições Financeiras Internacionais (IFIs) tem um papel preponderante no aprofundamento da situação econômica, política e social em que se encontra o mundo hoje. Financiando a privatização de direitos e serviços básicos, as concessões extrativas e obras de infraestrutura que causam danos ambientais e sociais irreparáveis, gerando assim o aumento de dívidas financeiras ilegítimas e de dívidas sociais-ecológicas.

Por isso sustentamos, como temos feito desde nossa fundação, que é prioritário e urgente reparar, restaurar e ressarcir as verdadeiras dívidas históricas, sociais, culturais, financeiras, econômicas e de gênero, ao invés de seguir sustentando um sistema de saqueio, que atenta contra os direitos humanos de milhões de pessoas, os direitos da natureza e a soberania popular.

Frente a essa situação, acreditamos que devemos articular e fortalecer os movimentos e campanhas em cada um de nossos países, para poder enfrentar em conjunto os grandes desafios que se apresentam.

Nesse sentido, esta IV Assembleia Regional do Jubileu Sul Américas se propõe a ser um espaço onde poderemos aprofundar o trabalho e luta que temos feito contra a dominação da dívida. Ao mesmo tempo se apresenta como o momento necessário para refundar nossa rede de acordo com a realidade e conjuntura de cada sub-região, mas com a esperança posta em construir um milênio livre de dívidas e dominações convencidos que é hora de avançar sobre a base da justiça, da soberania e solidariedade de nosso povos e nossos países em harmonia com a Mãe Terra.

Mais informações: jubileosur@gmail.com

Deixe um comentário