Cáritas Internacional faz um apelo aos tomadores de decisão para que priorizem as pessoas e o planeta acima do lucro

Por Redação Cáritas Brasileira*

No próximo dia 14 de maio (quarta-feira), às 19h, ocorre live de lançamento da Campanha Transformar a Dívida em Esperança. A iniciativa motivada pela Cáritas Internacional junto com organizações religiosas e da sociedade civil no mundo todo – entre as quais a Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) – atendendo o chamado do Papa Francisco para o Jubileu da Esperança. Por meio de uma abaixo-assinado, um apelo aos tomadores de decisão para que priorizem as pessoas e o planeta acima do mero lucro.

Participam Dom José Valdeci, bispo de Brejo/MA e presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); irmã Cleusa Alves, vice-presidenta da Cáritas Brasileira; e Sandra Quintela, da coordenação da Rede JSB, parte do Jubileu Sul Américas. Acompanhe ao vivo pelo YoutuBe assistindo abaixo ou clicando aqui.

As dívidas públicas insustentáveis e injustas privam as nações dos recursos necessários para investir em saúde, educação, ação climática e no futuro da juventude, aprisionando gerações inteiras em ciclos de pobreza e desigualdade.

No Brasil, no último ano foram gastos cerca de R$ 1 trilhão para pagar juros da dívida pública aos que já têm muito dinheiro, como banqueiros e especuladores. Já para o Programa Minha Casa Minha Vida foram R$ 18 bilhões. Ou seja, 55 vezes mais para os ricos do que para quem precisa de casa para morar com dignidade!

Na sua carta de convite para celebrar o Jubileu de 2025, ‘Spes non confundit‘ (“a esperança não falha”, Rom. 5,5), o Papa Francisco nos lembra que “é preciso conceder esperança aos bilhões de pobres que, muitas vezes, carecem do essencial para viver” e que “os bens da Terra não estão destinados a poucos privilegiados, mas a todos”.

*Com edição do Jubileu Sul Brasil.

Deixe um comentário