Por Rogéria Araújo
Você já imaginou sua vida sem o SUS? Pois é, nem a gente! É por isso que o projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política vai encerrar os trabalhos com o lançamento da Campanha SUS é Vida. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade de que o Sistema Único de Saúde é essencial à vida de todo o povo brasileiro, não importando classe, raça, idade…Todos usam o SUS. Este é o legado que o projeto pretende deixar e acompanhar depois de três anos de atuação.
Além da participação de representantes da classe artística, a campanha contará com depoimentos de usuários e usuárias do sistema público de saúde. De acordo com Luiz Bassegio, coordenador nacional do projeto, a proposta é mostrar que o SUS está bem mais além das unidades e postos de saúde – o que muita gente desconhece.
“O SUS está presente no cotidiano, desde a qualidade da água que bebemos, na comida que pedimos nos restaurantes ou em outros estabelecimentos, até no saneamento básico. Vimos a necessidade de contribuir para esse momento de sensibilização, para que as pessoas saibam desta abrangência”, falou Bassegio.
A campanha será composta por um vídeo, spots para rádios para circular via aplicativos, posts e gifs animados em redes sociais, depoimentos sobre os sucessos do SUS, além de cartazes e folders. Para divulgar a iniciativa, estão previstos vários lançamentos em eventos locais e nacionais. O desejo é que através desta campanha as pessoas despertem o sentimento de pertencimento de direitos básicos como é o caso da saúde. Afinal, o SUS é meu, é seu, é nosso. O SUS é vida!
O Projeto
O projeto é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da CAFOD (Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales). O projeto será implementado no Brasil nos próximos três anos por quatro entidades parceiras do Programa Justiça Econômica: Grito dos Excluídos Continental, as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e a Pastoral da Saúde Nacional. Conta com a parceira da rede Jubileu Sul Brasil.
 

Deixe um comentário