Encontro presencial neste dia 18 reúne organizações e movimentos populares rumo à preparação para participar nas próximas cúpulas que ocorrem no Brasil, em 2024 e 2025. Inscreva-se
Por Redação – Coletivo de Comunicadores
Movimentos populares e organizações do campo democrático realizarão a I plenária de articulação para “Cúpula dos Povos Frente ao G20” e ao processo de articulação para a COP30. O encontro é neste dia 18 de junho (terça-feira), a partir das 18h, no Auditório da Cáritas Regional Ceará (Rua Júlio Cesar, 442, bairro Jardim América – Fortaleza).
Para participar, é necessário inscrição prévia, acesse o formulário: https://forms.gle/bztbuHUokWDNPSsx7
O objetivo da plenária é preparar a “Cúpula dos Povos Frente ao G20”, que se realiza de 16 a 18 de novembro próximo, no Rio de Janeiro, em paralelo à Cúpula de chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo. Com o engajamento de diversos segmentos da sociedade civil de todo o país, a “Cúpula dos Povos Frente ao G20” é um processo autônomo para que as entidades e movimentos participem, organizados antes, durante e depois da agenda oficial do G20.
Nos próximos meses o Brasil sediará três importantes cúpulas de chefes de Estado: o G20 em 2024 no Rio de Janeiro, o BRICS e a COP 30 em 2025, em Belém do Pará. Por causa dessa agenda, não só as lideranças políticas, empresariais e sociais dos grandes atores internacionais passarão pelo Brasil, como também os olhos do mundo inteiro estarão voltados para cá. Por isso, na visão dos sindicatos, movimentos sociais e sociedade civil, é um momento que precisa ser disputado, para que possam influenciar na agenda política e econômica internacional.
Nesse sentido, cumprindo uma missão histórica, os movimentos sociais e a sociedade civil organizada trazem sua perspectiva crítica, ressaltando que o G20 não é um espaço democrático nem representativo.
Já em novembro de 2025, em Belém (PA), a Cúpula dos Povos da COP 30 reunirá centenas de organizações da sociedade civil demandando uma agenda comum socioambiental e climática do governo brasileiro e do restante do mundo. Os próximos passos são ampliar o processo de articulação, e divulgar um calendário de lutas e atividades visando à construção de unidade na diversidade.
Serviço:
1ª Plenária de articulação da Cúpula dos Povos frente ao G20 e a COP 30
Quando: 18 de junho, às 18h00.
Onde: Auditório da Cáritas Regional Ceará. Rua Júlio Cesar, 442 – Bairro Jardim América – Fortaleza
Inscrição: https://forms.gle/bztbuHUokWDNPSsx7