Transição ou transação energética?

O Seminário “Transição ou transação energética: agenda internacional, financiamento e repercussões“ reuniu centenas de pessoas na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, para refletir sobre os modelos de transição energética e os impactos socioambientais provocados pela exploração de energia renovável frente à crise climática.  Além dos debates intensos, a programação contou com visita ao Quilombo do Cumbe, em Aracati (confira a reportagem), ao assentamento Queimadas, em Santa Quitéria, e ao Conjunto Palmeiras, em Fortalezas, comunidades que têm em comum os múltiplos impactos por megaempreendimentos. 

As organizações denunciaram as falácias das “renováveis” e dialogam sobre alternativas de transição energética. O racismo ambiental também esteve em pauta, e ao final foi divulgado um documento alertando para os impactos das eólicas. O evento foi resultado da articulação de diversas entidades e movimentos populares engajados com a temática. 

25 anos do Jubileu Sul Brasil

Homenagem na Câmara Municipal de Fortaleza (CE).

A Rede Jubileu Brasil (JSB) completa 25 anos de caminhada neste 2024 e, junto com entidades membro, foi homenageada pela Mandata Nossa Cara na Câmara Municipal de Fortaleza, um reconhecimento às ações do JSB na luta por direitos, como à moradia digna, nas atividades e mobilizações que são realizadas localmente em parceria com o Movimento de Conselhos Populares (MCP). 

Ainda no Ceará, a Coordenação do JSB realizou reunião presencial em Caucaia, com foco na avaliação das realizações do ano passado e na definição de ações prioritárias para 2024, a partir do planejamento estratégico 2022-2025.No final do encontro, as deliberações foram  divulgadas na Declaração da Reunião Anual da Rede: compromisso com fortalecimento das lutas

Coordenação da Rede reunida em Caucaia (CE).

Unidade e soma de forças na luta internacionalista

A articulação do Cone Sul da Rede Jubileu Sul Américas (JS/A) se reuniu na capital paulista para definição de atividades e da agenda prioritária deste ano. A mobilização social para a Cúpula do G20 e para a campanha internacional dos 80 anos de miséria e dívidas causados pelo FMI/Banco Mundial pautaram o encontro. Saiba mais. 

Membros da articulação também participaram da reunião da coordenação da Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo, ocorrido na cidade de São Paulo.  No encontro, as representantes da Rede JS/A ressaltaram, entre outros, a importância de ações de defesa e solidariedade ao Haiti na agenda prioritária da Jornada. 

Participe da campanha internacional ‘Fora FMI-Banco Mundial’

O Jubileu Sul/Américas lançou a campanha internacional “Fora FMI-Banco Mundial: 80 anos de miséria, devastação e dívida”, no ensejo das oito décadas de criação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), que se completam em julho próximo. Estão previstas uma série de atividades ao longo do ano, numa mobilização que envolve sobretudo organizações e movimentos populares da América Latina e Caribe.   

A Rede JS/A chama à união de forças “numa campanha renovada, ampla e aberta para pôr fim à ação criminosa do FMI e do BM, reforçar a resistência às suas políticas e práticas, impedir que continuem a avançar com a sua agenda ‘verde’ de financeirização e apropriação da natureza, rumo à sanção e reparação dos crimes” cometidas pelas duas instituições financeiras multilaterais. 

Junte-se à campanha incluindo a assinatura de sua organização:
https://bit.ly/3vPzoLa 

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e cofinanciadores.

Deixe um comentário