Integrantes da Cooperativa Bello Amanecer conseguiram se posicionar em um setor dominado principalmente por homens, como a produção de terras, e a criação de um banco de sementes comunitário permitiu que elas recuperassem suas sementes ancestrais de cultivos como o milho e feijão

Cooperativadas da CONACOOP, da Nicarágua. Foto: Arquivo – JS/A

Por Redação – Jubileu Sul Brasil

A produção agroecológica de alimentos saudáveis, a participação e incidência das mulheres em políticas públicas estão em pauta no boletim da Rede Jubileu Sul/Américas sobre as atividades realizadas pelo Conselho Nacional de Cooperativas da Nicarágua (CONACOOP). O conselho recebeu apoio para ações territoriais com abordagem de gênero para construção de alianças locais, monitoramento e fortalecimentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – fome zero, ODS 3 – saúde e bem estar, ODS 5 igualdade de gênero, e ODS 13 – ação pelo clima, por meio do projeto “Protagonismo da Sociedade Civil nas Políticas Macroeconômicas”, realizado pela Rede JS/A e pelo Jubileu Sul Brasil com cofinanciamento da União Europeia. 

A realização da ação permitiu que as mulheres integrantes da Cooperativa Bello Amanecer conseguissem se posicionar num setor dominado sobretudo por homens, como a produção de terra. Com a criação de um banco de sementes comunitário, elas conseguiram recuperar sementes ancestrais para plantio de milho, feijão, sorgo, melão, entre outros. 

As mulheres integrantes da Cooperativa Bello Amanecer conseguiram se posicionar em um setor dominado principalmente por homens, como a produção de terras. A criação de um banco de sementes comunitário permitiu que elas recuperassem suas sementes ancestrais, como milho, feijão, sorgo, melão, entre outras.

Além das atividades voltadas à segurança e soberania alimentar, as mulheres também tiveram acesso à formação para incidência em políticas públicas, visando à igualdade de gênero a partir da perspectiva do feminismo comunitário. 

Saiba mais acessando o boletim completo:

Deixe um comentário