A articuladora nacional e membro da coordenação da Rede, Sandra Quintela visitou as comunidades e participou de atividades formativas, culturais, integrativas e de articulação com entidades locais

Sandra Quintela, equipe da Rede Jubileu e parceiros em Salvador. Foto: Cristiane Menezes

Por Isabela Vieira*

Entre os dias 13 e 17 de julho, as comunidades Valéria, Nova Brasília e Águas Claras, em Salvador (BA) receberam a coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil, no contexto do 6º Encontro Regional de Mulheres da Cáritas Regional Nordeste 3, evento acompanhado de diversas atividades e partilhas de experiências. A agenda da visita contou ainda com momentos formativos, culturais e integrativos.

A economista, educadora popular e articuladora nacional e membro da coordenação da Rede, Sandra Quintela, visitou as comunidades e participou das atividades. Durante os cinco dias de visita Quintela conheceu de perto a realidade dos territórios que integram a ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais”, iniciativa que em Salvador conta com a parceria da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3. 

A programação incluiu mesas e rodas de conversas voltadas à luta e empoderamento feminino, história do trabalho feminino e geração de renda. Além disso, as pessoas participaram de dinâmicas, ciranda de experiências e oficinas com temas voltados para interesses variados como direito e dignidade menstrual, alimentação saudável, yoga e capoeira, as atividades também incluíram as crianças e jovens presentes.

Organização popular feminina

Raimunda Oliveira, articuladora da ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais” em Salvador, durante atividade formativa. Foto: Mila Souza

Para Raimunda Oliveira, mobilizadora da ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais” em Salvador, a presença de membros da coordenação nacional é importante para a articulação das participantes das ações nos territórios. “Sandra abordou a questão das dívidas sociais de maneira popular e simples para o entendimento das comunidades. É importante esse contato para incentivar as mulheres a darem continuidade ao processo de organização popular”. 

Outro momento marcante da visita foi o Seminário Regional de Mulheres, realizado pela Cáritas Regional Nordeste 3, que reuniu mulheres de Bahia e Sergipe e, em parceria com o Jubileu Sul, trouxe o tema “Dívida Social” e uma análise da conjuntura atual do país, debatendo qual o papel das mulheres nessa discussão.

Durante a noite cultural, que contou com samba de roda, houve o lançamento do livro “Brasil: 200 anos de (in)dependência e dívida”, obra importante que discute o endividamento presente na história do Brasil, sendo uma das ferramentas que permite a perpetuação da desigualdade social. O material é uma base importante para as mulheres que participam da luta popular.

Novas gerações

Para Sandra, um dos momentos importantes da visita foi o contato com a juventude do Movimento Cultural de Águas Claras, que aconteceu de forma descontraída durante as cirandinhas. “Tivemos um debate muito interessante com a juventude que esteve presente, um grupo de mais ou menos 20 jovens, sobre dívidas, modelos econômicos e a situação da juventude hoje no Brasil”, conta a articuladora.

Cátia Cardoso, da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, durante momento cultural com lançamentos de publicações e samba de roda. Foto: Mila Souza

As visitas aos territórios apoiados pela ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais” são importantes porque revelam de forma mais ampla e concreta os impactos das iniciativas na vida concreta das pessoas, especialmente das mulheres participantes. A troca de experiências estabelece diálogos com parceiros e equipe local, alinhando o planejamento de futuras ações. O giro da coordenação aos territórios também se constitui em um momento para pensar a sustentabilidade das ações a longo prazo e os desdobramentos da comemoração dos 25 anos da Rede Jubileu Sul Brasil, a ser celebrado em 2024.

Veja mais fotos das atividades AQUI

*Supervisionado por Jucelene Rocha

Deixe um comentário