A obra se constitui em um instrumento pedagógico e mobilizador para tocar as consciências e orientar sobre a importância da preservação dos direitos humanos das pessoas marginalizadas e invisibilizadas pela sociedade.

*Por Isabela Vieira 

O “Manual para lideranças populares com atuação em realidades de violação dos direitos humanos” surge como um caminho para fortalecer a conscientização sobre violações que se expressam no racismo estrutural, na violência de gênero, na criminalização da luta dos povos indígenas e tradicionais ou na lgbtfobia, por exemplo. A publicação disponibiliza orientações a respeito de leis e medidas que protegem mulheres, pessoas pretas, povos originários e tradicionais e a comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, também foram acrescentadas ao manual dicas de filmes, livros e outros conteúdos que retratam os temas discutidos, levando informação de forma descontraída.

“A publicação se dispõe a contribuir com as pessoas que atuam na organização, articulação e educação popular, no sentido de orientar grupos com os quais trabalham, a tomarem as medidas cabíveis diante de denúncias de violações de direitos humanos. É possível que com mais compromisso na defesa de direitos possamos inspirar lutas futuras e novas proteções legais”, destaca o texto de apresentação da obra.

Em 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). O documento agrega normas que reconhecem e protegem a dignidade de todas as pessoas e estabelece o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, garantindo também as obrigações que o Estado tem em relação a todas essas pessoas.

A versão impressa do manual organizado pela Rede Jubileu Sul Brasil, no contexto da realização da ação Mulheres por reparação das dívidas sociais, será distribuída gratuitamente e a versão digital se encontra disponível no biblioteca do site: https://jubileusul.org.br/biblioteca/

As iniciativas da ação Mulheres por reparação das dívidas sociais contam com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program).

As ações também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contando ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

*Supervisão de Jucelene Rocha

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e co-financiadores.

Deixe um comentário