As ações aconteceram em em 13 comunidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.
Por Cláudia Pereira | Jubileu Sul Brasil
Ao longo de 2021, a ação Sinergia Popular fortaleceu a luta em defesa da terra, o teto e o trabalho, em 13 comunidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.
Encontros de formação alimentaram a esperança e proporcionaram espaços de fala das mulheres e possibilitaram denúncias das violações do direito à moradia e à cidade.
O vídeo, “Moradia é um direito social – despejo não!” reúne mulheres que lutam em defesa da vida digna, experimentam as realidades de sofrimento e esperança em suas comunidades e abrem caminho para novos horizontes e conquistas.
Direção e edição: Fabio Medina e Juliano Vieira
Imagem e som: Cila Reis, Cecilia Fonseca e Priscila Sousa
Roteiro: Equipe de comunicação Rede Jubileu Sul Brasil e Toca Cooperativa Audiovisual
Produção: Equipe de comunicação Rede Jubileu Sul Brasil e 6ª Semana Social Brasileira
As ações do Sinergia Popular, para a prevenção e mediação de conflitos urbanos no Brasil, objetivam fortalecer iniciativas territoriais a partir das mulheres. As ações são coordenadas pelo Jubileu Sul Brasil (JSB), 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e Central de Movimentos Populares (CMP).
Conheça as organizações que realizam a ação Sinergia Popular em ocupações de Fortaleza, Manaus e Rio de Janeiro.
JSB: http://jubileusul.org.br/
SSB: https://ssb.org.br/
As iniciativas da ação Sinergia Popular têm o apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program) e é cofinanciado pela União Europeia no Brasil. A ação também faz parte do processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul e das suas organizações membro.