Encontro do Grupo Geracional debateu continuidade do processo formativo, realizado pela Rede Jubileu Sul Brasil em parceria com a Pastoral Operária
*Por Isabela Vieira
Em parceria com a Pastoral Operária, a Rede Jubileu Sul Brasil (JSB) realizou, no último dia 8 de maio, o primeiro encontro na Casa de Solidariedade, em São Paulo. Além de discutir a continuidade do processo formativo oferecido pelo JSB, o encontro também organizou estratégias de atuação que dialoguem com as ações que já vêm sendo realizadas pela Rede em outros territórios.
A atividade contou com a presença das mulheres idosas do Grupo Geracional e foi iniciada a partir de uma roda de músicas em homenagem ao dia das mães. Após o momento de acolhimento, a proposta foi uma roda de conversas sobre o papel que a Rede vem desempenhado com o grupo ao longo dos anos e como acontecerão as próximas ações.
Após a escuta de sugestões das participantes, Ana Paula Evangelista, articuladora que acompanhou o encontro, explicou como funcionam as formações oferecidas pela Rede JSB em outros territórios, e sugeriu discussões sobre ocupações e também sobre moradia. Além disso, foi pautado o papel desempenhado pela mídia em relação aos movimentos sociais ao longo dos anos. A partir desse diálogo foi identificada a necessidade do uso das cartilhas produzidas pelo Jubileu Sul Brasil nos próximos encontros.
O encontro foi finalizado com uma dinâmica sobre limites e respeito e, após a atividade, Ana Paula recebeu relatos positivos em relação às atividades anteriores realizadas pela Rede. “Durante a nossa atividade, uma delas me chamou de canto e pediu para que eu olhasse o seu caderno de desenhos e relembrou a oficina de bonecas de pano Abayomi que fizemos no ano passado”, conta a articuladora.
Para Ana Paula, a troca experiências e a escuta são importantes para cada uma das participantes, e estimulam um papel social mais ativo. “Graças ao trabalho que a Rede vem desenvolvendo, elas se reconhecem como sujeitos políticos e expressam isso das mais variadas formas”, completa.
A ação com o Grupo Geracional conta o apoio da DKA Áustria, da Agência Cafod e cofinanciamento da União Europeia, a partir do projeto “Fortalecimento da Rede Jubileu do Sul/Américas na conquista do desenvolvimento e soberania dos povos da América Latina e do Caribe”.
*Com supervisão de Flaviana Serafim