Conferência Internacional “Soberania Financeira: Dívida, Exploração e Resistências” acontece de 23 a 25 de outubro na cidade de São Paulo, Brasil, para promover pensamento crítico, estratégias e alternativas ao sistema de endividamento causado por organismos, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, para explorar riquezas, impor agenda neoliberal e interferir na soberania dos países do Sul global.
Por Redação – Jubileu Sul Brasil
De 23 a 25 de outubro se realiza, na capital paulista, a Conferência Internacional “Soberania Financeira: Dívida, Exploração e Resistências”. O encontro reúne organizações, ativistas, acadêmicos, movimentos sociais e comunidades afetadas na América Latina e Caribe com o objetivo de produzir conhecimento crítico sobre as formas e consequências do endividamento e da financeirização como ferramentas de pilhagem e domínio; o respeito aos direitos dos povos e da natureza, e sobre a construção de alternativas urgentes de soberania e defesa dos territórios. As inscrições estão abertas, preenchendo o formulário.
A soberania é o tema central da conferência inaugural em 23 de outubro. No dia seguinte, a programação segue com reflexões e debates contextualizando as diferentes realidades enfrentadas nos países participantes. Dia 25, terceiro e último dia, o foco é na definição de pontos comuns, estratégias e alternativas aos problemas, a partir dos quais serão definidas diretrizes coletivas de atuação.
O encontro internacional também visa atualizar e consolidar o conhecimento crítico sobre o problema da financeirização-extrativismo e seus impactos sobre os corpos, territórios e a natureza; reconhecer e apoiar experiências frente à exploração extrativista, aos megaprojetos e à privatização de bens comuns e públicos. Outro objetivo é somar aliados, estratégias e iniciativas que confrontem o modelo produtivo atual, além de exigência de reparação integral da dívida histórica, social e ecológica.
A Conferência Internacional “Soberania Financeira: Dívida, Exploração e Resistências” é realizada por três entidades:
- Jubileu Sul/Américas (JS/A), uma rede ampla e plural de movimentos sociais, organizações populares, ecumênicas, de mulheres e de direitos humanos, que atua na América Latina e Caribe, unidos numa mobilização global contra a dominação causada pelo sistema de dívidas – por exemplo, dívidas contraídas com bancos privados, Instituições Financeiras Internacionais (IFIs) e organizações multilaterais, como o Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional Fundo (FMI);
- Comitê para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM-AYNA): rede internacional composta por membros de comitês locais baseados na Europa, América Latina e Ásia, que tem trabalho principal, a partir do problema da dívida, a realização e desenvolvimento de alternativas radicais para alcançar a satisfação universal das necessidades, liberdades e direitos humanos fundamentais;
- Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL): movimento de educação popular que, como rede, atua e acompanha processos de transformação educacional, social, política, cultural e econômica das sociedades latinoamericana e caribenha, nos cenários local, nacional e regional, a partir da perspectiva dos direitos humanos, da equidade de gênero, da interculturalidade crítica e de uma opção ética, pedagógica e política emancipatória.
A Rede Jubileu Sul Brasil (JSB), organização membro da Rede JS/A, é a anfitriã da conferência na capital paulista.
A programação detalhada será divulgada em breve.
Conferência Internacional “Soberania Financeira: Dívida, Exploração e Resistências”
Data: 23, 24 e 25 de outubro de 2023
São Paulo – SP
Inscrições: https://bit.ly/ConferenciaSoberania2023
Para saber mais: http://jubileusul.org.br/ e https://jubileosuramericas.net/
Agendamento de entrevistas e outras informações:
Comunicação Jubileu Sul Brasil e Jubileu Sul/Américas:
Jucelene Rocha – 55 11 98694-1616
Flaviana Serafim – 55 11 98835-4285
Maraegretta García Espinoza – 505 7888-8474