Coletivo internacional de entidades realiza mobilização independente e autônoma na ABI, promovendo debate crítico em paralelo à reunião do G20

Por Comunicação – Cúpula dos Povos frente ao G20

Neste próximo dia 14 de novembro (quinta-feira), o Rio de Janeiro (RJ) sedia a Cúpula dos Povos frente ao G20. O  encontro será das 14h às 19h (horário de Brasília), na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), à Rua Araújo Porto Alegre nº 71, no Centro da capital fluminense. As inscrições estão encerradas. Para jornalistas e comunicadores/as, acesse o credenciamento de imprensa

A Cúpula dos Povos é uma atividade autônoma e independente, por iniciativa de um coletivo internacional de organizações da sociedade civil, redes, sindicatos e movimentos populares. A atividade na ABI ocorre em paralelo à programação oficial da Cúpula de Líderes do G20, que vai reunir chefes de Estado e de governo das vinte entre as maiores economias globais (G20), nos 18 e 19 de novembro próximo, também na capital fluminense. 

Como parte da mobilização, no dia 16 de novembro (sábado), o coletivo organizador da Cúpula dos Povos realiza a Marcha “Palestina Livre do Rio ao Mar. Fora Imperialismo!”. A concentração é a partir das 8h, no Posto 6 da praia de Copacabana, com caminhada até o Posto 3. 

Programação
No dia 14, na ABI, a partir das 14h, convidadas e convidados de todas as regiões do Brasil, países América Latina e Caribe participam numa das quatro plenárias temáticas que ocorrem simultaneamente:

  • Plenária 1: Justiça Socioambiental e Crise Climática
  • Plenária 2: Lutas Antipatriarcais e Antirracistas no enfrentamento às desigualdades
  • Plenária 3: A luta anticapitalista e a governança mundial
  • Plenária 4: Internacionalismo e a Soberania dos Povos 

Às 17h, ocorre uma plenária unificada para a partilha dos principais debates e deliberações realizados durante a tarde nas plenárias simultâneas. A conclusão dos trabalhos é às 18h30, com uma Mística dos Povos marcando a continuidade da mobilização coletiva rumo à Conferência do Clima (COP 30), que se realiza em 2025, em Belém (PA). O encerramento tem momento cultural com roda de samba a partir das 19h30, na Rua Alcindo Guanabara, na Cinelândia, região central do Rio de Janeiro. 

Lançamento oficial da Cúpula dos Povos, em ato público realizado em setembro na Via Ápia da Rocinha. Foto: Janelson Ferreira

Sobre a Cúpula dos Povos frente ao G20
Da mesma forma que na Cúpula dos Povos da Rio+20, em 2012, o coletivo de entidades que articulam a mobilização neste 2024 tem como objetivo disputar a agenda e promover um debate crítico à Cúpula do G20, buscar a construção de alternativas frente aos desafios da conjuntura e denunciar as falsas soluções propostas pelos países membros do Grupo dos 20 para as múltiplas crises da atualidade. 

Além de apontar as contradições do G20 e sua parcela de responsabilidade na produção de desigualdade social e econômica no planeta, também são bandeiras das organizações e dos movimentos populares temas como a urgência de novas abordagens à questão ambiental; a luta antirracista; e a solidariedade internacional, como no caso do povo palestino e a situação na Faixa de Gaza.

O processo organizativo vem sendo construído coletivamente desde o início do ano, com o lançamento oficial da Cúpula dos Povos no último 14 de setembro, com caminhada e ato público na Via Ápia da Rocinha. 

SERVIÇO
Cúpula dos Povos Frente ao G20
Dia:
14 de novembro de 2024 (quinta-feira)
Hora: 14h às 19h (horário de Brasília)
Local: Associação Brasileira de Imprensa – ABI
Rua Araújo Porto Alegre nº 71 – Centro – Rio de Janeiro 
Inscrições encerradas
Para jornalistas e comunicadores/as, acesse o credenciamento de imprensa

Marcha “Pela vida acima do lucro: povos e natureza não estão à venda”
16 de novembro de 2024 (sábado)
Concentração a partir das 8h no Posto 6 – Copacabana – Rio de Janeiro

Deixe um comentário