Nos dias 21 e 22 de setembro de 2020, foram realizados os dois primeiros encontros do curso de Formação em Técnicas de Gestão, voltado aos líderes das diferentes organizações que compõem a Rede Jubileu Sul/Américas.
Em cada um dos encontros já realizados na região mesoamericana, estiveram presentes 30 pessoas, conforme o cronograma, sendo que nos dias seguintes serão realizados outros encontros nas demais sub-regiões: Cone Sul, Caribe e Andina. A formação prossegue ao longo deste mês de outubro.
Esta iniciativa para a formação de lideranças da região faz parte do planejamento estratégico da Rede Jubileu do Sul/Américas e surgiu com o objetivo de poder contribuir para o fortalecimento e apoio de algumas áreas das organizações.
O curso terá duração de 60 (sessenta) dias, com carga horária de 40 (quarenta) horas na modalidade virtual, período em que os expositores abordarão temas como a avaliação e autoavaliação dos profissionais, administração e processos contábeis, formulação, gestão e avaliação de projetos, processos comunicativos e gestão do conhecimento, entre outros.
O primeiro módulo, a Autoavaliação, tem a ver com todos os processos que estão sendo vivenciados, uma reflexão sobre os elementos pessoais vividos nas organizações e que também têm uma ligação com o contexto e, com base nesta análise, quais são os desafios que as organizações devem enfrentar.
O segundo módulo, Administração e Processos Contábeis, visa o fortalecimento dos processos administrativos e contábeis de forma a contribuir e fortalecer as organizações do ponto de vista financeiro, tendo como base prioritária os objetivos que foram definidos, a saber a preparação, utilização e importância dos manuais administrativos, a elaboração de um código de ética e conduta, a gestão de arquivos e a informação contábil, a gestão de pessoas e as medidas de segurança às pessoas.
O terceiro módulo permitirá o compartilhamento e fortalecimento dos processos técnicos, da metodologia do Marco Lógico ao planejamento, o acompanhamento e a avaliação dos projetos financiados ou cofinanciados pela cooperação internacional, bem como o mapeamento das possíveis fontes de financiamento, aberturas de contas para o recebimento de fundos, a elaboração de licitações ou convocações (editais), a elaboração de Termo de Referência (TdR), contratos, relatórios financeiros e narrativos dos processos de execução, auditorias e relatórios de avaliação.
O quarto módulo, Processos Comunicativos e a Gestão do Conhecimento, permite o compartilhamento e fortalecimento dos processos de comunicação dentro das organizações e nos âmbitos da Rede e, mais além, com seus públicos e aliados. Também possibilita o aprofundamento dos métodos de registro e compartilhamento de informações sobre as ações desenvolvidas e as realizações, a partir da gestão de indicadores de desempenho e de resultados quantitativos e qualitativos.
Ao final do processo, cada participante que tiver cumprido os requisitos básicos do curso receberá um diploma que será emitido pela Escola Semillas Rebeldes e pelo Jubileu Sul/Américas, na esperança de contribuir para a aplicação dos seus conhecimentos nas tarefas administrativas e políticas, relativas às problemáticas dos seus países.