A comunidade de Santa Rosa dos Pretos, localizada no município de Itapecuru, no Maranhão está com uma campanha no Catarse para a construção de 15 poços artesianos em dez comunidades do território e de territórios vizinhos. A campanha vai durar 45 dias e almeja alcançar 130 mil reais. Deste valor, 17 mil reais são de taxas para o Catarse (13%), 27 mil reais em recompensas (21%) e 86 mil reais para construção dos poços (66%).
Até agora, a campanha arrecadou cerca de R$ 12 mil reais e você pode contribuir aqui. A Campanha Rega Santa Rosa acontece até dia 5 de agosto de 2018.

A Comunidade Quilombola Santa Rosa dos Pretos se localiza às margens da BR 135 e é reconhecida pela riqueza e força de sua cultura. Em festejos e festas, e também na linha de frente de manifestações e protestos, os tambores e as saias de Santa Rosa estão sempre presentes e têm sido um dos principais eixos de desenvolvimento da comunidade. Grupos de lá já se apresentaram pelo Brasil e a participação em festas de outras comunidades próximas, tem gerado renda para caixeiras, tamborzeiros, puxadores de toadas, coreiras. Também suas festas atraem pessoas de diversos lugares do Brasil.
Realizam muito, apesar da pouca estrutura, por possuírem saberes diversos: dentro da própria comunidade estão pessoas que constróem casas, poços, plantam, cozinham, costuram, fazem tambores, remédios, artesanatos diversos. A abundância está nas pessoas de lá.
Porém, a carência de infra-estrutura da comunidade ainda impõe duras condições de vida para as pessoas que vivem lá, além de ser um entrave para atrair e receber mais pessoas. Destaca-se a dificuldade de acesso à água, que chega uma vez ao dia, de forma regrada, nas poucas caixas d’água existentes. A grande maioria das casas não tem torneiras, chuveiros, nem descarga e muitas famílias ainda deslocam-se com carrinho de mão para buscar em um poço a água de beber. Em algumas comunidades quilombola vizinhas, é ainda pior: não há um poço sequer.

Por isso, o projeto quer construir 15 poços de água em pontos estratégicos de comunidades quilombolas do território. Destes, seis poços serão construídos em comunidades sem nenhum acesso à água.
POÇOS QUE SERÃO CONSTRUÍDOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SANTA ROSA DOS PRETOS:
1) Quintal Seu Chicocó, raizeiro da comunidade, cultiva diversas plantas de uso medicinal e produz medicamentos que atendem toda a comunidade.
2) Horta Mulheres que Fazem (grupo de mulheres artesãs): garantindo produção de hortaliças para consumo da própria comunidade e comercialização.
3) Quintal Seu Loro: tambozeiro, vive próximo à Igreja do Divino (ponto de concentração do festejo) e de outras casas que também sofrem com a falta de água.
4) Quintal de Dona Ivonete, atendendo diversas casas e o campinho.
5) Quintal Tenda Nossa Senhora dos Navegantes, de Mãe Severina, liderança comunitária e religiosa da região.
6) Quintal da Dona Fátima: poço atenderá cerca de 10 casas vizinhas, todas sem acesso à água.
7) Quintal da Livramento, agente de saúde da comunidade: o poço vai atender diversas outras famílias.
POÇOS QUE SERÃO CONSTRUÍDOS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS VIZINHAS:
8) Comunidade Quilombola Sítio Velho
9) Comunidade Quilombola Dom Quer dos Martins
10) Comunidade Quilombola Santa Rita dos Gouveia
11) Comunidade Quilombola Santa Joana
12) Comunidade Quilombola Mandioca
13) Comunidade Quilombola Barreira Funda
14) Comunidade Quilombola São José dos Matos
15) Comunidade Quilombola Moreira
A construção vai envolver profissionais da própria comunidade.

Deixe um comentário