A sua discussão pela população brasileira é fundamental, já que a sua assinatura pode acelerar ainda mais os processos de desmatamento e de exploração de trabalhadoras e trabalhadores do campo

Redação | Marcos Vinicius dos Santos*

O acordo de livre comércio entre países do Mercosul e da União Europeia (UE) será discutido nesta quinta-feira (24), das 14h às 16hs, na primeira plenária de 2022 da Frente Brasileira Contra Acordo o Mercosul-UE. As negociações do acordo foram iniciadas há vinte anos e depois suspensas, sendo retomadas pelo ex-presidente Michel Temer em 2016, e chanceladas por Jair Bolsonaro em 2019. A assinatura do “tratado neocolonial”, como vem sendo chamado pelos críticos, passa ainda pelos processos legais dos parlamentos de todos os países envolvidos.

Apresentado como o acordo de livre comércio mais expressivo já negociado pelos quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), a negociação prevê isenção das tarifas tributárias de mais de 90% dos produtos negociados entre os blocos econômicos em um período de até 15 anos.

Não houve nenhum movimento do Congresso brasileiro ou da União Europeia (UE) para ouvir a população sobre os riscos para a indústria brasileira e o aumento da exploração das trabalhadoras e trabalhadores agrários. A lista de produtos originários da UE com isenções de impostos no mercado brasileiro incluiria produtos industrializados, enquanto os produtos do Mercosul isentos seriam, em grande maioria, commodities – como café, carne e soja.

Esse é o alerta da Frente Brasileira Contra o Acordo Mercosul-UE, composta por mais de 120 organizações da sociedade civil, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), organizações membro da Rede Jubileu Sul Brasil.

Participam da plenária representando a Rede Jubileu Sul Brasil Francisco Vladimir, articulador do Cone Sul, além dos membros da Rede, Célio Maranhão, Cosme Vitor, Francisco Carneiro de Filippo e Magnólia Said.

Entre os temas debatidos estão o cenário geopolítico internacional, as eleições no Brasil e seus desdobramentos para a negociação dos Acordos UE-Mercosul e EFTA-Mercosul. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste formulário.

1ª Plenária de 2022 da Frente Brasileira Contra Acordo o Mercosul-UE e EFTA-Mercosul
Quando:
24 de março de 2022 (quinta-feira), das 14h às 16hs
Onde:
Via Zoom. Após inscrição prévia, o link será enviado por e-mail
Tema:
  Geopolítica internacional e eleições no Brasil: desdobramentos para os Acordos UE-Mercosul e EFTA-Mercosul
Inscrições:
https://forms.gle/oKZgZEY836JyHFck8

*Com supervisão de Flaviana Serafim

Este post tem um comentário

Deixe um comentário