A cozinha produtiva surgiu como alternativa de geração de renda e foi definida no plano de ação construído coletivamente pelas participantes da Ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais” no Rio de Janeiro

Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil

Foi inaugurada nesta terça-feira (28) a cozinha produtiva da Ocupação Vito Giannotti, no bairro Santo Cristo, zona portuária do Rio de Janeiro (RJ). A cozinha solidária é resultado da luta das moradoras da ocupação, engajadas na Ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais”, que o Jubileu Sul Brasil promove na capital fluminense em parceria com a Central dos Movimentos Populares – CMP.

A cozinha produtiva surgiu como alternativa de geração de renda e foi definida no plano de ação construído coletivamente pelas mulheres, aproveitando o potencial e a expertise que já tinham adquirido para fazer “quentinhas” em festas e eventos para outros coletivos e movimentos sociais.

“Não foi fácil construí-la em mutirão, as dificuldades são muitas. Mas é uma cozinha que vai produzir alimento de qualidade, vai gerar renda para a ocupação e fazer chegar comida de qualidade a quem precisa. A luta por soberania alimentar e o combate à fome se dá através das organizações de base organizadas, devagarinho, pouco a pouco, para transformação”, afirma a educadora popular Sandra Quintela, da coordenação do Jubileu Sul Brasil.

No mesmo dia, foi realizada a oficina “Trabalho, renda e saúde mental são compatíveis nos dias atuais?”, com a psicóloga Silvania Rocha.

Os moradores também assistiram à exibição do média-metragem “Ocupa Mulheres!”. O mini documentário mostra o protagonismo de lideranças da luta por direitos em comunidades e ocupações de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), e debate como as dívidas sociais afetam principalmente a vida das mulheres. O trabalho da Ação Mulheres na ocupação Vito Giannotti é uma das experiências destacadas no vídeo, com o relato da moradora Angela Maria Cassiano.

A atividade marcou a conclusão das atividades de 2023 da Ação Mulheres no Rio de Janeiro.

Assista a íntegra do mini documentário “Ocupa Mulheres!”:

As iniciativas da Ação “Mulheres por reparação das dívidas sociais” contam com apoio do Ministério das Relações Exteriores Alemão, que garantiu ao Instituto de Relações Exteriores (IFA) recursos para implementação do Programa de Financiamentos Zivik (Zivik Funding Program). Também integram o processo de fortalecimento da Rede Jubileu Sul Brasil e das suas organizações membro, contando ainda com apoios da Cafod, DKA, e cofinanciamento da União Europeia.

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil. Não necessariamente representa o ponto de vista dos apoiadores, financiadores e co-financiadores.

Deixe um comentário