A única área da economia brasileira a registrar crescimento em 2020 foi o agronegócio, que teve um aumento recorde de 24,31% do PIB no setor. Por outro lado, o país acumula ampliação do desemprego, queda da renda das famílias e elevação do preço dos alimentos.

Ou seja, dois anos após o início da pandemia, há mais brasileiras e brasileiros passando fome ou em estado de insegurança alimentar e sem rendimentos suficientes para as necessidades básicas. Enquanto isso, o agronegócio segue expandido os seus lucros.

Para a Rede Jubileu Sul Brasil, esse cenário é resultado da combinação entre políticas históricas adotadas pelo Estado brasileiro, sustentado nas desigualdades, e as decisões da gestão atual do Governo Federal, que tem a ampliação das vulnerabilidades e a produção da morte em larga escala como partes do seu projeto político.

E para aprofundar a discussão dessas questões, que dizem respeito também à relação entre dívida pública e financeirização da terra e do território, o podcast Economia Fora do Eixo entrevistará Camila Moreno, que é filósofa, advogada, socióloga, membro do Grupo Carta de Belém e pesquisadora na Humboldt University, na Alemanha.

Com apresentação da economista Sandra Quintela, que é também articuladora nacional e membro da coordenação da Rede Jubileu Sul Brasil, e com transmissão pelo Youtube, Facebook, o episódio vai ao ar na próxima terça-feira, 12/04, a partir das 11h30.

Sobre o podcast

O Economia Fora do Eixo é uma iniciativa da Rede Jubileu Sul Brasil para romper com o ciclo de privilégios no debate econômico e ampliar as discussões relacionadas à dívida pública e às dívidas sociais, que interferem diretamente na vida da população.

Com uma nova edição a cada 15 dias, o Economia Fora do Eixo é veiculado sempre às terças-feiras, das 11h30 às 12h, pelo Youtube e Facebook da Rede Jubileu Sul Brasil.

Na tela, junto com Sandra Quintela, haverá sempre uma pessoa convidada, responsável por discutir dados e fatos da realidade brasileira, a partir de uma abordagem descontraída e uma linguagem didática, refletindo especialmente sobre os impactos desse cenário no cotidiano e em situações vivenciadas pelas famílias do país.

Perdeu os episódios anteriores? Disponibilizamos pra você:

Deixe um comentário