Close de uma mão segurando um panfleto, no papel há o desenho uma uma nota de dólar com um X em cima. Na parte superior da imagem, uma colagem de palavras forma a frase: "20 anos Plebiscito da Dívida Externa". Ao fundo um há um girassol

Jubileu é um conceito bíblico do Antigo Testamento que remete a uma solenidade pública durante a qual dívidas eram perdoadas e escravos eram libertados. O conceito serviu como metáfora para dois importantes movimentos que defendiam a virada do milênio como o momento ideal para que governos e bancos internacionais cancelassem as dívidas dos países empobrecidos.

O primeiro foi a Campanha Jubileu 2000, lançada no ano de 1998, por uma coalizão internacional de igrejas e grupos de ativistas. O segundo foi o Jubileu da Igreja Católica, uma celebração que ocorre desde o século XIV. A edição do ano 2000 recebeu o nome de Grande Jubileu e teve os primeiros preparativos em 1994, quando o então papa, João Paulo II, publicou a carta “Com a aproximação do Terceiro Milênio”.

Os dois movimentos mobilizaram forças para sensibilizar as nações desenvolvidas sobre as mazelas sociais que o endividamento público causava ao Terceiro Mundo. “Fiquei irritado ao descobrir que, para cada dólar de ajuda governamental concedido à África, os países africanos deviam US$ 9 relativos aos empréstimos que tomaram”, declarou Bono Vox, vocalista da banda U2 e um dos adeptos da Campanha Jubileu 2000, em entrevista concedida à Newsweek, em outubro de 1999.O Brasil não ficou de fora dessas mobilizações.

O Setor Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou aqui a campanha Jubileu 2000, Por um Milênio Sem Dívidas.

👉 Sobre a série informativa Comemoração e Memória: é uma das iniciativas de celebração dos 20 anos do Plebiscito Popular da Dívida Externa, realizado no Brasil entre os dias 2 a 7 de setembro do ano 2000. O objetivo dessa ação é falar sobre os momentos históricos que ajudaram a construir o Plebiscito e sobre as ações que surgiram depois dele. Comente e compartilhe esta postagem, para que a história das mobilizações populares reverbere e inspire ações em defesa da vida, que sempre deve estar acima de qualquer dívida.

Deixe um comentário