A paralização convocada para esta quarta-feira (18) faz parte de uma série de ações que preparam o 7 de setembro. A data sempre é marcada por manifestações públicas no Grito dos/as Excluídos/as.

Por Redação JSB

A campanha Fora Bolsonaro convocou uma nova manifestação para esta próxima quarta-feira (18). “A data marca um dia de Greve Geral dos servidores públicos das três esferas – municipais, estaduais e federais – e de outras categorias em luta contra os ataques do governo Bolsonaro aos serviços públicos com a Reforma Administrativa e aos direitos de todos trabalhadores em geral com a minirreforma trabalhista (MP 1045)”, afirma a coordenação da campanha.

O grupo que reúne movimentos populares, sociedade civil, partidos de esquerda e sindicatos, também anunciou mobilizações contra o governo Bolsonaro no 7 de setembro, Dia da Independência. A data será marcada pela realização do 27º Grito dos Excluídos que aborda o tema permanente “Vida em Primeiro Lugar”. O lema para esta edição é “Na luta por participação Popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!”.

A nota divulgada pela Campanha Fora Bolsonaro afirma: “Voltaremos às ruas no dia 18 de agosto, juntamente com os servidores públicos de todo o país, para dialogar com a população e chamar atenção para responsabilidade de Jair Bolsonaro pela destruição de serviços públicos, privatização de estatais essenciais e lucrativas e pelo desemprego, aumento geral dos preços e da fome”.

A campanha Fora Bolsonaro une forças ao Grito dos/as Excluídos/as, como afirma Jessy Dayane, da Frente Brasil Popular. “As datas das manifestações de agosto servem também para ampliar a mobilização do 7 de setembro. Daqui até lá, no mês de agosto, vamos construir um processo de acúmulo de forças, de agitação, de enraizamento e mobilização para ampliar ainda mais a luta pelo Fora Bolsonaro”.

Entre as iniciativas para fortalecer a mobilização para os próximos atos, a campanha Fora Bolsonaro estimula a divulgação e reprodução do panfleto “10 motivos para tirar Bolsonaro da presidência”. O conteúdo traz o slogan “O Brasil não te aguenta mais” e destaca pontos que justificam a luta para tirar Bolsonaro da presidência:

  1. Genocida e negacionista
  2. Brasil de volta ao mapa da fome
  3. Auxílio ou miséria?
  4. Preços do gás e da gasolina pela hora da morte
  5. A carestia voltou e falta comida no prato
  6. Violência contra negros e indígenas
  7. Desemprego bate recorde com Bolsonaro
  8. Privatizar faz mal ao Brasil e aos brasileiros
  9. Ataques e cortes de dinheiro à serviços que o povo mais precisa
  10. Bolsonaro

Agenda de atos previstos

18 de agosto: Greve nacional do setor público e mobilização nacional por “Fora Bolsonaro”.

22 a 28/Agosto: Mobilização Nacional Indígena: luta pela vida – nossa história não começa em 1988.

28 de agosto: Preparação para o “Grito dos/as Excluídos/as” em 7 de setembro.

7 de setembro: Ato nacional “Grito dos/as Excluídos/as”, que será realizado no Dia da Independência.

07 a 11/Setembro: 2ª Marcha das Mulheres Indígenas.

Desde 2019 o Grito dos/as Excluídos/as vem recebendo apoio da Rede Jubileu Sul Brasil por meio da ação de Ajuda a Terceiros, iniciativa que integra o projeto Fortalecimiento de la Red Jubileo Sur/Américas en el logro del desarrollo y de la soberanía de los pueblos latinoamericanos y caribeños, cofinanciado com recursos da União Europeia**.

**O conteúdo dessa matéria é de responsabilidade exclusiva da Rede Jubileu Sul Brasil e não representa necessariamente o ponto de vista da União Europeia.

Deixe um comentário