Reflexões do conjunto de artigos são resultado da jornada internacional de debates que reuniu painelistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Itália, Nicarágua, Uruguai e Paraguai
Por Redação I Jubileu Sul Brasil
Debater a dívida pública e seu impacto no cumprimento de direitos nos países da América Latina, além das estratégias de responsabilização jurídica e embate a partir dos povos e territórios, é o objetivo da publicação digital “Deuda pública y derechos: hacia nuevas estrategias y horizontes” (em espanhol), recém publicada pelas Redes Jubileu Sul/Brasil e Jubileu Sul/Américas.
“Sabemos que as dívidas têm papel essencial nesse sistema, com impactos para além da perspectiva financeira de acumulação de capital, que continua vigente. Há também dívidas com nossos corpos, nossas histórias e nossa ancestralidade, dívidas sociais que nos tiram cada dia mais direitos”, como ressalta o texto de apresentação.
As reflexões do conjunto de artigos são resultado da jornada internacional de debates “Dívida pública e direitos: rumo a novas estratégias e horizontes”, realizada ao longo de três encontros virtuais, entre outubro e novembro de 2021, com painelistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Itália, Nicarágua, Uruguai e Paraguai.
O ciclo foi uma iniciativa organizada conjuntamente pelo Jubileu Sul/Américas, o Instituto Latinoamericano de Ombudsman y Defensorías del Pueblo (ILO) e a Rede Internacional de Cátedras, Instituições e Personalidades sobre o Estudo da Dívida Pública (RICDP).
Acesse a íntegra a seguir ou na Biblioteca do site: