Por Comunicação da Rede Jubileu Sul Américas
Representantes de 15 países, membros da Rede Jubileu Sul/Américas, estão reunidos na Cidade de Guatemala, até o dia 4 de abril, na V Assembleia Regional da entidade. Celebrar os 20 anos de luta pelo cancelamento e exigir a reparação das dívidas sociais e ecológicas nos países da América Latina e Caribe são as bandeiras das lideranças que participam da Rede. A organização anfitriã é a Associação de Coordenação Nacional dos Moradores de Áreas Periféricas da Guatemala (ACONAPAMG).

Celebração Maia abre os trabalhos da V Assembleia Regional do Jubileu Sul/Américas, na manhã do dia 1 de abril, na Cidade de Guatemala

A celebração dos 20 anos da Rede Jubileu Sul/Américas, a histórica de lutas e resistência, o protagonismo feminino nas diversas realidades, lutas e territórios, e as conjunturas violentas a que esses povos estão enfrentando estão sendo discutidas e denunciadas. “Nascemos em 1999, com a visão de que não esperamos o perdão das dívidas públicas e sim a reparação de tantas dívidas sociais e ecológicas”, disse Sandra Quintela, membro da Rede Jubileu Sul Américas.
Essa ampla rede de coletivos, organizações, movimentos populares e ativistas de Direitos Humanos, se reúne no Coração do povo Maia não por acaso. Buscam neste chão, a sabedoria dos ancestrais, a orientação e a força para resistir aos cenários antidemocráticos que se recrudescem em toda a América Latina, Caribe e exterminam os povos originários e as mulheres, especialmente as mulheres negras.
A Rede Jubileu Sul/Américas luta contra todas as formas de dominação do sistema capitalista e do atual modelo de desenvolvimento que sempre com o sentimento de solidariedade e independência dos povos como elemento essencial para garantir os direitos humanos fundamentais.
Por que Jubileu?
O ponto de partida inicial da criação do Jubileu do Sul em 1999 esteve baseado nas várias formas de resistência à dívida que ocorreram em décadas anteriores e no marco das campanhas mundiais que pediam um “Jubileu”, uma reparação das dívidas dos países mais pobres para o ano 2000.

Deixe um comentário